As escolas da rede municipal de ensino de Caruaru contaram com a participação efetiva de cerca de 90% dos alunos na Prova Brasil que acontece a cada dois anos e tem como objetivo aferir o índice de avanço na educação, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Durante todo o ano letivo, os estudantes matriculados nas escolas municipais foram trabalhados pela Secretaria de Educação através de ações pedagógicas voltadas a importância do exame que é um indicador para auxiliar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Os testes foram aplicados nos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental e os discentes responderam questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, na resolução de problemas.
Para Helaine Lima, aluna do 5° Ano, do CAIC, a Prova Brasil é uma referência, inclusive para avaliar o andamento da escola. “O exame veio medir o nosso desenvolvimento dentro da sala de aula e também se os professores estão atendendo as nossas necessidades. No decorrer da preparação, nós tivemos aulões, reforço e contamos com o auxílio dos professores que bateram em cima das nossas dificuldades, ou seja, uma relação de confiança, que com certeza, irá acarretar em boas notas”, garantiu.
A estudante Mariana Costa, matriculada no 9° Ano, da Escola Municipal Laura Florêncio, disse que a Prova Brasil despertou nela, o interesse pelos estudos. “Eu estava sem ânimo para estudar e vinha para o colégio por obrigação. A Prova Brasil me abriu os olhos para o futuro, afinal estou indo para o Ensino Médio e preciso ter, pelo menos, noção do que é mais exigido para obter sucesso no futuro”, explicou.
Professores e gestores das turmas e das escolas avaliadas também responderam a questionários que coletaram dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. A coordenadora da Prova Brasil, no município, Rose Carvalho, o exame é mais um aliado para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional. “A prova vai apontar indicadores para o desenvolvimento de políticas publicas, ou seja, a partir do resultado, as políticas públicas são redirecionadas”, ressaltou.
O resultado da Prova Brasil deve ser divulgado, em agosto do próximo ano.