Pedro Augusto
O Aeroclube de Caruaru festejará o seu 72º aniversário de fundação, na manhã deste domingo (6), em sua sede localizada no bairro Kennedy. Na data, sócios, diretores e representantes de vários segmentos da cidade estarão desfrutando de uma bela feijoada especialmente preparada para o evento. Com o seu espaço garantido na história da Capital do Agreste, ao longo de sua trajetória, o Aeroclube teve como principal incentivador o caruaruense e por várias vezes presidente, Jaime de Souza. Falecido no ano passado, este último não só foi responsável por contribuir para com a manutenção do local como também atuou como professor de centenas de alunos que acabaram se formando pilotos através dos cursos oferecidos.
Sua importância para o Aeroclube de Caruaru foi tamanha que ele acabou sendo o escolhido como o grande homenageado do evento deste domingo. “Seu Jaime é uma verdadeira lenda para a aviação regional. Além de ter sido responsável pela formação de diversas pessoas, durante a sua trajetória no Aeroclube de Caruaru, ele também se preocupou em promover vários eventos que incentivasse a segurança de vôo dos pilotos. Sem falar nos encontros aeronáuticos, dentre eles com a Esquadrilha da Fumaça, que foram realizados através de seu prestígio. Então, nada mais justo do que comemorarmos o aniversário do Aeroclube homenageando o seu principal incentivador”, destacou o presidente do espaço, Felipe Paes de Andrade.
Durante a confraternização deste fim de semana, a atual diretoria estará repassando todas as informações sobre a implantação do Museu do Aeroclube. “Hoje, as atividades aéreas se encontram suspensas haja vista que o local vem passando por algumas reformas em sua estrutura física. Mas, enquanto elas não são finalizadas, nos encontramos imbuídos para garantir a instalação do museu. Nele, os visitantes poderão observar, por exemplo, aeronaves remontadas bem como fotografias e reportagens referentes à história do espaço. Quem conhece um pouco da trajetória do nosso Aeroclube pode imaginar que ele possui um rico acervo, então, atrativo é o que não vai faltar”, comentou o diretor Jorge Pazos.
Dono atualmente de uma empresa de aviação, Jorge iniciou a sua trajetória no ramo exatamente no Aeroclube de Caruaru e tendo como professor Jaime de Souza. Ele reforçou a importância dos dois para a história de Caruaru. “No evento deste domingo estarão presentes várias pessoas que se tornaram pilotos profissionais através dos ensinamentos apreendidos no Aeroclube e pelo professor Jaime. Sem dúvidas, estes dois exerceram um papel determinante no avanço das atividades aéreas não só de Caruaru, mas também de toda a região Agreste, e é uma grande honra fazer parte deste universo”.
Fundado em 1944, o Aeroclube de Caruaru nasceu muito antes do Aeroporto Oscar Laranjeira, com quem se encontra incorporado desde a década de 80. Além de promover a formação de pilotos, durante a sua trajetória, o espaço também desenvolveu vários outros cursos, a exemplo, do de paraquedismo. Aficionado por aviação, o comerciante Carlos Oliveira desejou vida ainda mais longa ao Aeroclube. “Não poderíamos imaginar a história da aviação local sem a presença deste espaço. Quando era criança tive a oportunidade de freqüentar a vários eventos promovidos por ele e me recordo muito bem da alegria que era aquelas manhãs e tardes de domingo. Só posso desejar que continue elevando a nossa aviação ao alto”.