Garantir o desenvolvimento econômico da micro e pequena empresa. Com este objetivo, o governador João Lyra Neto inaugurou, nesta quarta-feira (12/11), mais uma unidade do Expresso Empreendedor, desta vez, no município de Caruaru, no Agreste pernambucano. A solenidade, que aconteceu nas dependências do equipamento, instalado no térreo da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), contou com a presença do prefeito da cidade, José Queiroz, de secretários estaduais, empresários e autoridades locais.
O Expresso Empreendedor centraliza, num mesmo ambiente, serviços e parceiros essenciais aos micro e pequenos empreendedores, assim como àqueles que desejam se formalizar. A central de atendimento é financiada pelo Governo de Pernambuco, mas conta com a parceria dos principais órgãos voltados ao segmento, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). A primeira das três unidades previstas para este ano foi inaugurada no último dia 05/10, e está em operação dentro do Expresso Cidadão do Shopping RioMar, no bairro do Pina. Petrolina, no Sertão do Estado, também receberá um Expresso Empreendedor.
Para o governador João Lyra Neto, a escolha do município é estratégica, tendo em vista que a região é celeiro de micro e pequenos empreendedores. “Caruaru e a região do Agreste são exemplos muito claros dessa necessidade. Aqui nós formamos o segundo polo de confecção do Brasil. São milhares de empresas e empreendedores que precisam se legalizar e capacitar”, justificou o chefe do Executivo estadual, ao destacar que o espaço é fruto da criação, na sua gestão, da primeira Secretaria da Micro e Pequena Empresa do país. “Essa é uma iniciativa para que se possa implantar uma política pública de apoio na formação, qualificação, financiamento e legalização das micro e pequenas empresas”, explicou Lyra Neto.
Secretário da pasta, Osíris Caldas, destacou a importância do segmento que representa 99% dos CNPJ’s existentes no país e ressaltou a urgência de acabar com o que há de “mais nocivo” para a economia: a informalidade. “Precisamos estruturar para formalizar essas pessoas”, defendeu o secretário. O gestor também conclamou o público presente a “apostar” no equipamento. “Multipliquem as informações, vamos fazer um boca a boca de forma que enchamos esse lugar de pessoas e solicitações. Vamos transformar em realidade para que, daqui a alguns anos, possamos traduzir em números esses benefícios”, incentivou.
O Expresso Empreendedor de Caruaru conta com uma equipe de 10 funcionários, entre eles, o gestor técnico que coordenará as atividades no local. No espaço, o público poderá obter informações sobre gestão e capacitação empresarial, além de realizar procedimentos como abertura, alteração e fechamento de CNPJ, análise de crédito e inscrição no cadastro de fornecedores do Estado. O atendimento na unidade será presencial, mas também poderá ser agendado por telefone. Para marcar horário basta ligar o telefone (81) 3184-7879, disponível das segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h.
Também prestigiaram a solenidade os secretários estaduais Aldo Santos (Agricultura e Reforma Agrária), José Bertotti (Ciência e Tecnologia), Ivan Maurício (Imprensa) e Mário Cavalcanti (Casa Militar), além da deputada estadual Raquel Lyra e dos presidentes da Acic, Ricardo Montenegro, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Djalma Cintra.