Agrestina recebe Caravana do ICIA nesta quarta

Na manhã desta quarta-feira (10) a Secretaria de Saúde de Agrestina recebeu a visita da Caravana do Instituto do Câncer Infantil do Agrestina – ICIA. Com o objetivo de difundir a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infato-juvenil, a Caravana geralmente oferece sua visita à municípios do interior, mas em Agrestina o contrário aconteceu e foi o município quem entrou em contato e manifestou o desejo de realizar o encontro.

“Este é um momento ímpar para nós, que vamos levar o conhecimento obtido aqui para nosso dia-a-dia, sendo mais especial ainda para os Agentes Comunitários de Saúde de Agrestina, que estão diretamente nas casas e podem ficar de olho em qualquer sintoma que indique um possível linfoma”, destacou o secretário de Saúde Roberval Maciel.

Entre os palestrantes estava o médico pediatra Rodrigo Cavalheira, que orientou os profissionais presentes e ressaltou que entre os sintomas que merecem mais atenção estão: infecções frequentes, anemia acompanhada de sangramentos, mancha branca no olho (nas fotos) e dor de cabeça persistente acompanhada de vômitos. Caso algum sintoma seja percebido é preciso procurar ajuda médica urgente.

As palestras da Caravana do Icia estão acontecendo na Câmara de Vereadores do município, desde às 8h30, e foram assistidas por diversos profissionais da saúde – enfermeiras, médicas, agentes comunitários de saúde, entre outros.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *