Agrônomos debatem soluções para verme dizimador de plantações

A Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA realiza, com o apoio do IPA, na próxima terça-feira (13/05), na sede do instituto, uma reunião anual. O evento contará com palestra sobre “A Importância dos Nematóides para Agricultura, ministrada por Romero Marinho de Moura, engenheiro agrônomo, professor titular da UFRPE e membro das Academias Pernambucana e Brasileira de Ciência Agronômica.

Em Pernambuco grandes plantações apresentaram perda de produtividade devido à incidência dos nematoides. As culturas mais afetadas são as da cana-de-açúcar, banana, mamão, coentro, inhame, coco, além da goiabeira, que vem sendo dizimada na região do Vale do São Francisco.

Segundo o acadêmico, esses vermes são conhecidos nos Estados Unidos com inimigos invisíveis da agricultura, por serem vermes microscópicos que penetram e injetam toxinas nas plantas, dizimando culturas.

De acordo com o gerente do Departamento de Pesquisa do IPA, Geraldo Majella, o evento representa a integração das instituições agronômicas pernambucanas, IPA e APCA, uma vez que reunirá engenheiros agrônomos, pesquisadores e técnicos em um debate, que permitirá o intercâmbio de experiências, a fim de melhorar e apontar soluções científicas e tecnológicas, e consequentemente melhorar as condições de produção dos agricultores familiares pernambucanos.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *