“Hoje, estamos celebrando a chegada da água do Pirangi, tão sonhada e planejada, que poderia ter sido feita no emergencial, porém a burocracia não permitiu e a legislação não deixou. Mas esses dias aconteceram os testes das bombas para trazer a água do Pirangi para as nossas torneiras e deixar o Rio Prata se restabelecer, preservando-o. Hoje, precisamos, também, refletir sobre o futuro.
Essa água que chega impede que essa região não entre em colapso, mas, infelizmente, nós já temos regiões, como o segundo distrito, em que já não chegam mais água. Precisamos, sim, usar de forma consciente e podemos celebrar a chegada de mais água na nossa região”, iniciou o discurso a prefeita Raquel Lyra, na inauguração do Sistema Adutor de Pirangi, em Caruaru.
Essa obra, que recebeu um investimento de 60 milhões de reais, em parceria com o Governo do Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Banco Mundial, visa melhorar o abastecimento de água na região, beneficiando 800 mil moradores, preservando, assim, a Barragem do Prata, localizada em Bonito-Pe e que hoje está apenas com 15% da sua capacidade.