Ainda tem muito calorão pela frente!

Pedro Augusto

Neste início de semana, ele até que deu uma trégua à população com os pequenos volumes de chuva que caíram no Agreste, mas a tendência é de que permaneça predominando em larga escala, assim como vem ocorrendo desde o último mês, em toda a região. De forma oficial, o verão só iniciará neste domingo (22), em todo o país, mas o calorão característico da estação mais quente do ano já vem se sobressaindo nos municípios locais, a exemplo de Caruaru, em tempos ainda de primavera. De acordo com o levantamento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na Capital do Agreste, a temperatura média tem girado na casa dos 33º, sendo considerada uma das mais altas dos últimos anos em relação à cidade.

Na entrevista concedida ao VANGUARDA, no decorrer da semana, o meteorologista da Apac, Roni Guedes, destacou os fatores, que vem propiciando a elevação do clima em Caruaru. “Geralmente os meses de novembro e de dezembro possuem temperaturas elevadas na região Agreste por conta das reduções bruscas da umidade. Em 2019, somado a este fator tradicional, a atmosfera se encontra ainda mais seca em relação há anos anteriores, o que tem provocado este calorão predominante não só em Caruaru, mas também em todo o Nordeste e demais regiões do país. O verão será mais uma vez bastante bem quente.”

Embora na última segunda (16) e terça-feira (17) tenha havido certa queda de temperatura, com chuvas ocorrendo em horários alternados, a expectativa é de muito sol escaldante pela frente. Foi o que confirmou o meteorologista da Apac. “Na média histórica, Caruaru possui climas menores em relação aos demais municípios do Agreste setentrional, mas, mesmo assim, não tem deixado de contabilizar ondas de calor elevadas. Para se ter ideia, atualmente esta cidade tem registrado a sua segunda temperatura mais alta dos últimos anos, perdendo apenas para 2015, onde a média correspondeu a 35,6º, ou seja, hoje, próxima do recorde”.

Para ter uma boa noção de que como se encontra castigante o clima em Caruaru, basta dar uma pequena circulada pelo Centro. Durante o expediente, tem sido bastante comum a utilização por parte dos caruaruenses de sombrinhas, guarda-chuvas, bonés, chapéus, bem como outros produtos a fim de tentar amenizar os efeitos do sol. A dona de casa Maria do Carmo, por exemplo, precisou dar uma renovada na sombrinha. “Do jeito que a temperatura está, ou seja, mais quente do que nunca, encontro-me utilizando a sombrinha mais do que na época do último inverno. Fazia tempo que não observava um calor tão intenso na cidade e a tendência é de piorar ainda mais!”, opinou.

O gari José da Silva aproveitou a brecha no expediente para se refrescar tomando suco de laranja. Para ele, que atua em grande parte exposto ao sol, se prevenir é a melhor receita para não faltar trabalho. “Já pensou: ficar doente por causa desse solzão? Eu, não! Estou é me cuidando, como posso, para escapar!”, disse, aos risos. O autônomo Severino Santos é outro caruaruense a estar adotando alguns cuidados nesta época de altas temperaturas. “Como trabalho circulando pela cidade, venho usando diariamente protetores solares, até porque o sol está de rachar. Se ele já está desse jeito antes mesmo do verão, imagine quando este último começar? Haja protetor, camisa UV, chapéu, água e suco!”, comentou.

Quem comercializa estes tipos de produtos, como já era previsto, não está tendo do que reclamar em relação a movimento. “Estou vendendo bastante não só camisas como também chapéus. Espero que o verão venha forte também para comercializar ainda mais!”, disse, também aos risos, o vendedor Saulo Sousa. “Estou vendendo em média entre 80 a 100 casquinhos de sorvete por dia. Chegou a época de ganhar uma coisinha a mais”, projetou o autônomo Cícero Silva.

NO MUNDO

Novembro de 2019 foi o segundo mais quente já registrado na Terra desde 1880, depois de novembro de 2015, anunciou, na última segunda-feira (16), a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), confirmando outro ano de recordes de calor. O serviço europeu Copérnico repassou uma estimativa um pouco diferente, mas confirmando a mesma tendência, e considerou que neste mês esteve entre os três meses de novembro mais quentes, junto com o de 2015 e o de 2016.

Segundo o NOAA, a temperatura média do mundo em novembro de 2019 foi 0,92°C mais alta do que a média do século XX de 12,9°C. Mês após mês, e especialmente em julho, o ano de 2019 acumulou vários registros históricos e nessa etapa o segundo ano mais quente desde 1880, segundo os americanos. Assim, se constatou que 2016 continua sendo o mais quente em média (+ 1,01°C em comparação com a média do século XX).

A organização meteorológica mundial informou, no começo de dezembro, que 2019 estaria entre os três anos mais quentes registrados desde 1850 e que encerra uma década de “calor excepcional”.

Dicas

O portal Brasil Escola separou algumas dicas para os leitores enfrentar as ondas de calor que se encontram atingindo os municípios brasileiros. Confira abaixo:

1 – A primeira dica e a principal delas é a hidratação. Lembre-se de beber muito líquido, principalmente se você trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol.

2 – Quando o assunto é alimentação, escolha alimentos leves, como frutas e legumes. Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.

3 – Lembre-se de que o calor estraga mais rapidamente os alimentos, então conserve adequadamente seus pratos. Evite comer produtos como maionese e iogurtes, eles tendem a estragar com maior facilidade.

4 – Evite roupas que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. Algodão é uma ótima pedida!

5 – Se você não estiver aguentando o calor e pretende ir a praias ou piscinas, lembre-se de que a exposição ao sol só é recomendada até as 10 da manhã e após as 16 horas.

6 – Utilize bastante protetor solar e, se possível, use bonés, chapéus ou guarda-chuvas quando se expor ao sol. Os óculos de sol também devem ser utilizados.

7 – Se você é do tipo que não sai do ar-condicionado ou trabalha em ambientes em que esse equipamento deve ficar ligado, fique atento às suas vias respiratórias.

8 – Desligue alguns equipamentos que aumentam o calor do ambiente.

9 – Utilize umidificadores de ar; mas caso não os possua, coloque uma bacia com água no ambiente ou uma toalha molhada.

10 – Outro cuidado essencial diz respeito aos carros. Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças esperando enquanto você resolve um problema.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *