Albergue comemora cinco anos de bons resultados

2d6952e9-8e9f-4041-a481-4cf8a335d7f2

Nesta terça-feira (17), o Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua, antigo Albergue Municipal, comemora cinco anos de serviços prestados à população. O Albergue Municipal oferece serviços de acolhimento e atendimento, inclusive psicossocial, aos albergados que contam também com atividades coletivas ou comunitárias, higiene pessoal, alimentação e espaço para guarda de pertences.
Inaugurado pela atual administração, o Albergue Municipal, que tem corpo funcional composto por um coordenador, um psicólogo, uma assistente social e dois educadores, atendeu, desde sua criação, 1.481 pessoas; desse total, 534 usuários voltaram a procurar o serviço. Ao todo, a instituição atendeu a 45.791 pessoas para pernoites.

Para comemorar os bons resultados obtidos desde sua inauguração, em 15 de maio de 2011, o órgão elaborou uma programação especial para celebrar a data. Às 6h30, os albergados que pernoitarem na instituição iniciarão o dia com um café da manhã especial. Em seguida, os usuários participarão de um jogo de futebol, na popular Praça dos Skatistas, localizada no bairro Indianópolis.

A partir das 9h30, técnicos do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde ministrarão palestra sobre tuberculose e hanseníase. Na oportunidade, as pessoas que se utilizam dos serviços ofertados pela instituição receberão informações de como prevenir as doenças abordadas na ocasião, como identificá-las e tratá-las.

Após palestra, será oferecido aos usuários imunização contra influenza, hepatite B e tétano, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Dando continuidade à programação, às 10h40 haverá torneio de dominó e bingo. Às 20h será realizado louvor ecumênico e, em seguida, o corte do bolo.

O sistema de albergue funciona das 19h às 7h. As 30 vagas oferecidas são destinadas a adultos que não têm um local para dormir. “As pessoas acolhidas tomam banho, jantam e participam de oficinas terapêuticas, nas quais poderão ouvir músicas e conversar com nossa equipe sobre suas vidas. No dia seguinte, terão direito a tomar café da manhã”, informou a coordenadora da casa, Marluce da Silva.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *