Alunos participam de atividades práticas em Serra dos Cavalos

unnamed (8)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Grupo de Gestão Ambiental Avançada da Universidade Federal de Pernambuco (Gama) – Centro Acadêmico do Agreste, com o apoio das secretarias de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e de Serviços Públicos de Caruaru, está realizando no município a V Semana do Meio Ambiente com diversas ações. Entre as atividades estão as visitas pedagógicas dos alunos da rede municipal de ensino ao Parque Natural Ambiental Professor João Vasconcelos Sobrinho. Os trabalhos giram em torno do tema do evento deste ano: Aquecimento Global e Desertificação.

As atividades práticas iniciaram no último dia 06 e seguem até esta sexta (09), sempre a partir das 09h, com a chegada do alunos ao receptivo do Parque. Hoje foi a vez dos estudantes do quarto ano da Escola Altair Porto. A programação iniciou com uma breve palestra dos biólogos da Associação Conhecer e Preservar e do gestor do parque, Alexandre Leite, sobre a história da reserva, o clima e o bioma local. Após a explicação, a meninada seguiu para um passeio na trilha ecológica, por onde passaram pelos açudes Jaime Nejaim e Guilherme Azevedo e puderam entrar em contato com a fauna e a flora composta por 91 espécies arbóreas e 48 animais mamíferos, 115 representações da avifauna, 13 registros da ictiofauna e 101 tipos de insetos.

O final da trilha as atividades se encerraram com o plantio de mudas de árvores de mata atlântica, em um local reservado do parque para reflorestamento de espécies nativas. “Eu aprendi que a gente não pode jogar lixo nos rios nem na mata e que plantar é importante para ajudar a preservar o meio ambiente”, declarou Ana Beatriz Lima, de 9 anos. “É muito importante desenvolver esse trabalho com as crianças, tirar elas do ambiente escolar, mostrar na prática a riqueza que é Serra dos Cavalos, um patrimônio ambiental que Caruaru tem, mas que poucas pessoas conhecem, e nisso a prefeitura é um parceiro muito importante. Sem este apoio não seria possível expandir o projeto para os alunos de 10 escolas municipais”, explicou o coordenador do Projeto Gama, José Vitor Silva.

“A Semana do Meio Ambiente é um marco para a gente aproveitar a oportunidade de trabalhar essas crianças e formar cidadãos com uma consciência ecológica”, argumentou o gestor do parque, Alexandre Leite. Nesta sexta (09) as atividades continuam com os alunos, que irão acompanhar a soltura de animais silvestres na reserva. O local abre todos os dias para visitação, das 08h às 16h. Os agendamentos para visitações devem ser feitos através do email parquevsobrinho@gmail.com .

Breve histórico do Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho:

O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, também conhecido como Serra dos Cavalos, foi criado no dia 7 de julho de 1983. O local possui o bioma de Brejo de Altitude, que influencia o clima e a vegetação da região, e mantém uma biodiversidade diferenciada no Agreste. Com 359 hectares de área remanescente da Mata Atlântica, o local é favorecido pela altitude, em torno de 900 metros. O nome do parque foi dado em homenagem ao engenheiro agrônomo João Vasconcelos Sobrinho, um dos líderes e pioneiro na luta pela conservação de áreas naturais protegidas em Pernambuco.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *