Alunos têm artigos publicados em revista de Agrotecnologia

Estudantes da Faculdade UNINASSAU Caruaru tiveram seus artigos aprovados para apresentação no Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ECTAL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e publicados pela Revista Brasileira de Agrotecnologia (REBAGRO). Cláudia Carmem Silvestre e Daryckson Gessé, do curso de Biomedicina, e Hérica Milhomem, de Enfermagem, desenvolveram o tema ‘’Avaliação dos rótulos de Whey Protein comercializados no município de Caruaru, Pernambuco’’. Já Yeda Hellen Monardelles Santos, Milena Eduarda Santos Lins de Araújo e Hyago de Freitas Monteiro, graduandos em Nutrição, trabalharam ‘’Avaliação de rotulagem de queijo de coalho nas regiões agreste e sertão de Pernambuco, Brasil’’.

O ECTAL é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela UFRPE e tem como finalidade a integração entre professores, alunos e profissionais da área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Em 2017, será realizado de 17 a 20 de outubro e terá como tema “Semeando Inovação e Colhendo Sustentabilidade”. Quanto ao periódico, a REBAGRO pertence ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) e é editada trimestralmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol.

Os dois trabalhos foram orientados pelas professoras Roberta Godone e Carolina Wanderley. Godone explica a importância e o objetivo da pesquisa científica para o estudante. ‘’A pesquisa científica dentro do ambiente universitário tem como objetivo divulgar os trabalhos para a comunidade, de forma que as visões sobre determinado tema possam ser ampliadas e discutidas. Dessa maneira, as publicações em revistas científicas funcionam como um elo entre meio acadêmico e público, promovendo a interação e disseminação do conhecimento de maneira embasada em pesquisas’’, relata.

A professora Carolina também fala da importância da iniciação científica e como os estudantes cresceram academicamente ao longo da produção dos trabalhos. “As publicações acadêmicas inserem o aluno e a faculdade em um patamar mais elevado, melhorando o currículo do aluno, incentivando o interesse a pesquisa e iniciação científica e dando reconhecimento e mérito ao esforço dedicado. Foi visível o crescimento pessoal e profissional que culminou na primeira publicação científica em revista acadêmica dos alunos do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Caruaru’’, destaca.

O aluno Daryckson Gessé ressalta que ‘’a publicação do artigo tem como maior finalidade o conhecimento, onde podemos contribuir com uma parte da nossa pesquisa, com esse feito incentivando novos alunos a buscarem metas cada vez mais altas, além de ajudar muito para a entrada em futuros processos seletivos como mestrado’’, destaca. “É uma realização imensa. A oportunidade de fornecer conhecimentos referentes à saúde é muito satisfatória. Traz para nós o desejo de continuar. E nada disso seria possível se nossas professoras Roberta e Carolina não acreditassem em nossos potenciais. Que seja o primeiro de muitos”, conclui a aluna Cláudia Silvestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *