Ambev Chopp Brahma inicia nova fase de gestão com TOTVS

evar a experiência do chopp consumido no bar para dentro da casa do cliente ou em ambientes exclusivos, com atendimento realizado por especialistas. É assim que a rede de franquias Ambev Chopp Brahma apresenta os seus modelos de negócios, Chopp Brahma Express e Quiosque Chopp Brahma, respectivamente. São 135 lojas express, em mais de 100 cidades que atendem cerca de 500 mil consumidores por ano, e 220 quiosques pelo Brasil. Com números robustos, a rede escolheu o software de gestão da TOTVS vocacionado para o segmento de franquias e especializado na área food para garantir a organização, acesso e controle das informações de todas as unidades. Hoje, 95% das franquias já implementaram a tecnologia e a regra é: para ser um novo franqueado, é preciso utilizar o sistema.

A solução possui funcionalidades completas para proporcionar a gestão comercial, financeira e de estoque, tanto para o franqueado quanto ao franqueador. Falando deste último especificamente, com o software passou a ser possível consolidar as informações de cada loja individualmente para checar como o franqueado está performando, estabelecer comparações por região, fazer análises sobre o preço praticado versus o volume vendido e, ainda, conferir se o franqueado ativou, de fato, uma promoção que tenha sido feita nacionalmente.

O sistema também gera 100% dos relatórios de gestão de vendas, volume e faturamento. De maneira simples e fácil, a rede consegue entender qual loja vende mais ou menos e considerar os seus resultados para poder apoiá-la de forma mais efetiva. Para que isso aconteça, todo o plano de contas é realizado dentro da solução, de onde se extrai o relatório financeiro detalhado, com os custos de mercadorias, as despesas operacionais e não operacionais, além dos índices de margem. Tudo para acelerar e tornar a tomada de decisão mais certeira.

Para manter a sua missão de levar ótimas experiências aos seus clientes, a rede Chopp Brahma alcançou um importante diferencial com a adoção da tecnologia: obter informações refinadas sobre o seu consumidor. “Conseguir acompanhar, de perto, os hábitos de consumo nos proporciona uma capacidade de gestão muito maior. Sabendo quem é a ‘pessoa’ por trás do ticket, seja no B2B ou B2C, podemos medir quantas vezes ela comprou ou retornou e, assim, estimar o seu tempo de vida médio no nosso negócio. Desta forma, podemos cruzar os dados da taxa de mortalidade do cliente na ponta e a de recompra com as vendas e preço para guiarmos as estratégias de promoção, marketing e relacionamento”, comenta Fábio Macchia, gerente de vendas e operações de franquias premium da Ambev.

Antes da virada tecnológica, qualquer referência dependia do consultor da franquia, responsável por consolidar e enviar os dados para o franqueador. Com o sistema, além de acesso e autonomia, a informação passou a ficar muito mais precisa e com menores possibilidades de falhas. Toda essa organização e previsibilidade permitem ao franqueador, inclusive, fazer sugestões de produtos ao franqueado, de acordo com os apontamentos do software. Realizar uma compra mais efetiva, principalmente pelos quiosques, que têm espaço físico limitado, é um importante diferencial financeiro – o chopp tem durabilidade de apenas dez dias, demandando uma gestão de estoque precisa. O objetivo final é que este processo, que está já em andamento, atinja um nível de maturidade de automatização total da entrega dos produtos para os franqueados.

“A nossa percepção sobre os benefícios da solução é clara. Inauguramos uma nova fase de gestão na rede Chopp Brahma, com informações consistentes e de qualidade. Em relação aos franqueados, após a fase de adaptação, o retorno é sempre positivo, pois eles sentem, na prática, quanto o sistema torna o seu dia a dia mais fácil e veem o seu negócio passando de uma gestão básica, para uma profissional”, explica Macchia.

Bruno Primati, diretor de Consumer da TOTVS, destaca que o diferencial do software é ser uma solução especializada. “O modelo de franquias é bastante particular e pode estar em diferentes nichos de mercado, como, no caso do Choop Brahma, na área food. Assim, o sistema precisa entender as características, bastante específicas deste business, para poder oferecer um apoio efetivo aos negócios das empresas”, finaliza o executivo.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta nomercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Informações TOTVS para a imprensa:

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *