APAC emite alertas para regiões ribeirinhas da Mata Sul

Rio Una, que corta a cidade de Barreiros, chegou a marca dos cinco metros, mas a APAC tranquiliza afirmando que ele continuará estável. Foto: Reprodução/ Internet
Rio Una, que corta a cidade de Barreiros, chegou a marca dos cinco metros, mas a APAC tranquiliza afirmando que ele continuará estável. Foto: Reprodução/ Internet
Diário de Pernambuco
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu três avisos hidrológicos para alertar moradores de regiões ribeirinhas próximas aos rios Amaraji, nos municípios de Ribeirão e Gameleira; ao rio Sirinhaém, no trecho do município de Barra de Guabiraba, e o rio Pirangi, na cidade de São Benedito do Sul. O aviso se deu em razão das fortes chuvas que castigam a Zona da Mata Sul neste domingo (21). Na mesma região, o rio Una, que passa por Barreiros, está estável mas chegou à marca dos cinco metros. A previsão é que a chuva continue a cair na Mata Sul na segunda e terça-feiras.
A Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) vem monitorando as regiões afetadas desde a última sexta-feira (19) e, por determinação do governador Paulo Câmara, a equipe de campo seguiu para os municípios fragilizados pelas chuvas para realizar um levantamento e fazer o planejamento de medidas a serem tomadas.
Mais 600 famílias ficam desabrigadas na região
O município de Barreiros registrou cerca de 518 famílias desalojadas, devido à subida de nível dos rios Una e Carimã – volume considerado acima do normal para a época, conforme balanço divulgado pela Codecipe. De acordo com a  APAC, o rio não transbordou, mas a população precisa se manter em alerta. Em São José da Coroa Grande, já são 50 famílias desalojadas, enquanto Tamandaré registra 42 residências alagadas. O Engenho Oriente encontra-se isolado pela água.
Na últimas 24h, a APAC revelou que Barreiros recebeu 150 milímetros de chuva, Catende sofreu com 85 milímetros e Belém de Maria 69 milímetros de chuva. Contudo, é esperado que, com o cessar da chuva, a água baixe e as famílias desalojadas possam voltar para suas casas. A APAC, em parceria com a Codecipe, permanece em estado de atenção e pode ser emitido nos alertas, em caso de alteração das condições climáticas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *