Segundo colocado do Grupo B e com a mesma quantidade de pontos do líder Ceará, o Náutico conquistou três vitórias, um empate e uma derrota nas cinco primeiras rodadas da Copa do Nordeste de 2023. Esse é o melhor começo do Timbu na competição após a adoção do atual formato da competição, com dois grupos de oito equipes que enfrentam apenas adversários da outra chave.
Com 10 pontos conquistados em 15 possíveis, essa é a maior pontuação do Timbu após a quinta rodada em todas as suas quatro participações na Copa do Nordeste desde 2019. Anteriormente, tirando o ano de 2021, quando não participou, os alvirrubros conquistaram apenas oito pontos após cinco partidas. Logo na primeira edição com o novo formato, o Náutico terminou com um total de 15 pontos, ocupando o quarto lugar do Grupo B.
Naquela edição, o time chegou até às semifinais, mas foi eliminado pelo Botafogo-PB. No ano seguinte, terminou o Grupo B com 11 pontos, ficando na quinta posição, não conseguindo vaga na próxima fase. Já em 2022, com 14 pontos ao fim das oito rodadas, terminou na terceira colocação, caindo novamente nas semifinais, desta vez para o Fortaleza, quando perdeu por 2 a 0 no Castelão.
Com três jogos restantes para o fim, incluindo jogos em casa contra Sport e Ferroviário, e o jogo do próximo domingo (26), contra o Fortaleza, às 19h, no estádio Presidente Vargas, no Ceará. Com nove pontos em disputa, o Timbu precisa de pelo menos mais duas vitórias para conseguir sua melhor campanha recente nas fase de grupos da competição.
Diario de Pernambuco