Do Blog do Jamildo
Mesmo sem poder investir em propaganda, por conta das amarras da legislação em um ano eleitoral, o governo João Lyra, após a morte de Eduardo Campos, vem conseguindo melhorar seus índices de aprovação.
Na edição anterior da pesquisa IPMN/JC, divulgada no dia 11 de setembro, a aprovação do governo João Lyra Neto (PSB) já havia subido cinco pontos e passado de 39% para 44%. A desaprovação também havia sido reduzida de 26% para 23%.
Nesta nova rodada de pesquisa, João Lyra aparece com uma aprovação de 49% enquanto outros 27% desaprovam o governo. Outros 24% não soube ou não respondeu, de acordo com os dados da pesquisa.
Natural de Caruaru, João Lyra tem um governo mais bem avaliado no Agreste (25%) do que nas demais regiões. A maior desaprovação é no Sertão do São Francisco, onde detém apenas 7%, além do sertão, com 11%.
No Recife, 19% aprovam o governo Lyra. Na Região Metropolitana do Recife, o índice de aprovação somou 24%.
A avaliação do governo João Lyra é maior entre entre os homens (52%) do que entre as mulheres (47%).
Ela também é melhor entre eleitores mais escolarizados. A gestão é aprovada por 61% dos que possuem ensino superior e por apenas 44% dos que cursaram até a 4ª e 7ª série do ensino fundamental.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 23 de setembro. Foram ouvidas 2.480 pessoas. A margem de erro é de dois pontos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no dia 22 de setembro, sob o número PE-00028/2014.