O ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) anunciou nesta terça-feira (17) o seu apoio a Marília Arraes (PT) no segundo turno das eleições para a Prefeitura do Recife. Marília enfrenta o candidato governista João Campos (PSB). No primeiro turno, Armando esteve ao lado de Mendonça Filho (DEM).
“Enquanto cidadão, enquanto homem público estou declarando apoio a Marília Arraes. A leitura que faço é que o resultado das urnas traduziu a seguinte visão: a grande maioria do eleitorado votou em oposição ao PSB e à gestão do PSB no Recife”, justificou Armando.
Ele diz que falou, na última segunda-feira (16), com Marília por telefone e enfatizou que o seu apoio não está atrelado a retornos futuro. “Esse apoio não tem quaisquer contrapartida de cargo, participação em nada. Reivindicamos absolutamente nada”.
Armando demonstrou confiança de que Marília pode mudar o perfil do PT no Estado, que, de acordo com o ex-senador “se tornou força auxiliar do PSB”. “Marília Arraes assumiu caráter de oposição à gestão do PSB no Recife. Eu dou um crédito de confiança. Ela é uma jovem que já revelou qualidades, uma mulher corajosa e destemida. Tem espírito público e revela sua disposição de transformar o seu partido em um partido independente em Pernambuco. O PT passou a ser, em Pernambuco, uma força auxiliar do PSB, tanto é que manteve cargos no Governo mesmo com candidatura em Recife”, afirmou Armando, reiterando que “Marília vai realinhar o PT em Pernambuco”.
Armando espera que Marília faça um discurso amplo “sem visão estritamente partidária e ideológica”. “Ela precisa falar para todo mundo, para todo o conjunto que manifestou insatisfação com o PSB no Recife. Precisa de um discurso amplo, com um viés moderno de planejamento urbano, pensar de maneira integrada o espaço metropolitano, investir mais na correção das desigualdades da cidade que é campeã de desigualdade social”, destacou.
Questionado se o apoio ocorria apesar do PT, o ex-ministro pontuou que “não diria apesar do PT”, mas sim com a expectativa de que Marília assuma a “responsabilidade de expressar o sentimento de oposição majoritário do Recife”. “Espero que ela manifeste isso para além das suas vinculações partidárias”.
Por meio da sua assessoria de comunicação, Marília Arraes foi sucinta ao repercutir o apoio. “Armando é um militante de oposição, e não é de hoje. E fico muito feliz em receber um apoio pessoal dele”, pontuou.
Centro-direita
Armando enfatizou que Mendonça Filho “honrou a confiança” e teve um “desempenho exemplar no primeiro turno”. “Não chegou ao segundo turno por conta da fragmentação do nosso campo, da centro-direita. Se não fosse isso, estaria no segundo turno, mas isso passou”, disse.
Blog da Folha