A Escola Arte do Saber foi fundada em Caruaru em 1994 e vem fazendo um trabalho diferenciado e inspirado na Pedagogia Freinet. Muitos dos conceitos e atividades escolares idealizados pelo pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966) se tornaram tão difundidos que há educadores que os utilizam sem nunca ter ouvido falar dele. É o caso das aulas-passeio (ou estudos de campo), dos cantinhos pedagógicos e da troca de correspondência entre escolas.
O foco é fazer da escola um lugar onde é possível praticar a democracia, a aprendizagem, a disciplina e a responsabilidade. Não é necessário conhecer profundamente a obra de Freinet para fazer bom uso desses recursos, mas entender a teoria que motivou sua criação e que deverá possibilitar sua aplicação integrada e torná-los mais férteis.
No caso da Arte do Saber existem belas salas que retratam uma escola cheia de vida, bem como parque, piscina, meninos e meninas que sabem e contam muitas coisas, educadoras que ouvem o que as crianças sabem e que também ensinam muitas coisas. “ É uma escola além do ABC e muito mais que o bê-á-bá”, comentou a diretora Iolanda Alencar.
É importante lembrar que a escola já é muito conhecida por trabalhar com um número ideal de alunos por sala e por esta razão algumas turmas já não têm mais vagas. A Escola Arte do Saber funciona apenas no turno matinal.
Os pais interessados em conhecer a escola devem agendar antes um horário de visita. “Essa é a forma mais educada de receber novos alunos. Com horário marcado, o visitante será bem atendido e terá todas as informações necessárias”, finalizou.