*Por Erik Penna
O final de ano chegou, momento tão esperado para a maioria das empresas, e são várias as boas notícias. O mercado aposta no aquecimento das vendas e o comércio prevê que será o melhor Natal em quatro anos.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um crescimento de 4,3% nas vendas para o Natal de 2017 e aposta na geração de 73,1 mil vagas temporárias.
Vários motivos sustentam esse otimismo: a inflação em queda, os juros caíram, o crédito vem ficando mais fácil e barato com o passar dos meses e o PIB já dá sinais de crescimento. A retomada já começou!
O décimo terceiro, segundo o Dieese, deve injetar R$ 200,5 bilhões na economia brasileira nesse final de ano e 83,3 milhões de brasileiros receberão o benefício. E 49% das pessoas vão gastar o 13o salário para comprar presentes.
O mês de dezembro ainda contará com mais uma injeção de R$ 15,9 bilhões na economia, relativo aos saques das contas do PIS/PASEP, medida do governo que favorece cerca de 8 milhões de pessoas.
Portanto, não é mais hora de ficar falando em crise, mas, sim, em se preparar para identificar e aproveitar as oportunidades. Aqui vai 5 dicas para você surfar nas ondas do otimismo e vender mais nesse final de ano:
1- Qualificação: Não adianta apenas querer vender, a preparação deve ser prioridade, afinal, quem tem uma equipe bem treinada e motivada já sai na frente e estabelece uma vantagem competitiva.
2- Adicional: Quer vender mais e conquistar novos? Comece a se interessar verdadeiramente pela causa do seu cliente, ou seja, ao invés de querer ficar empurrando produtos, lembre-se, é preciso entender para depois atender. Fale menos, escute mais, assim, vendará de forma mais assertiva.
3- Atendimento: Atendimento é tratamento. Lembre-se que, antes de vender, é preciso atender com excelência. Então não se esqueça do tripé básico ao perceber a presença do cliente: olho no olho, sorriso no rosto, saudação animada.
4- Visual: Segundo Rodger Bailey, 53% das pessoas são visuais. Desta forma, se você quer vender mais neste fim de ano, capriche na vitrine e na exposição dos produtos. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras.
5- Surpreenda: Surpreender é fazer mais do que o cliente espera. Quando superamos as expectativas, propiciamos uma experiência diferenciada e o cliente costuma responder com o famoso “UAU!”.
Aproveite o Natal para tornar seus clientes verdadeiros vendedores da sua empresa. Como fazer isso? Aposte no fator “UAU!”.