O objetivo do estudo da língua materna, o português às vezes é questionado, seria o estudo da análise sintática? Por que o aluno vê a prática pedagógica descontextualizada e ineficaz? Além disso, outro aspecto importante o processo de ensino e aprendizagem é enfadonho, nesse sentido também o professor não planeja as atividades didáticas, apenas é reprodutor dos livros didáticos.
Nessa perspectiva, é incoerente que o professor insista em um processo de ensino fragmentado em conteúdos descontextualizados, diante desse fato faz-se necessário que o professor faça uma reflexão apresentando alternativas metodológicas significativas, com didáticas concretas que foquem em desmistificar o estudo sistemático, que é considerado um insucesso escolar do ponto de vista da aprendizagem, exatamente por estar centrado na gramática, engessado e sistematizado o que o torna desgastante fato esse predominante na educação básica, pois o aluno, ao ingressar na faculdade após uma vida escolar considerável, não detém o domínio da língua materna, o português, em suma, a má formação docente também compromete o andamento da qualidade do ensino.
É evidente que com a pseudodemocratização do ensino em nosso país, irá desencadear em professores que foram formados em faculdades retrógadas, com uma metodologia de ensino ultrapassada, nesse contexto o professor João Wanderley Geraldi, linguista renomado em face dessa realidade afirma: “o que se viu foi a formação de professores em cursos rápidos, sem embasamento teórico”. Dessa forma, na questão relevante ao estudo da língua materna, persiste-se na metodologia irredutível de um ensino que vai de encontro a realidade linguística da escola, que tem na má formação do professor um dos pressupostos, é evidente que nessa víeis aquele que deveria ser o mais beneficiado, torna-se o mais prejudicado, o aluno. Naturalmente, há professores que procuram se empenhar em renovar as concepções de língua e de ensino da língua materna, entretanto existem os “dinossauros” do ensino que se posicionam no ápice do saber diante do aluno, estão presos à tradição gramatical, se esquivando de inovar, preferindo a indolência a buscar perspectiva diferentes da que lhes fora apresentada em sua formação docente.
Diante disso, o professor terá que encontrar alternativas didáticas, metodológicas, simples no momento de transmitir os conceitos de língua portuguesa, com exemplos práticos fundamentados no cotidiano escolar e repensar todo ritual do ensino, assim será possível tornar o ensino dinâmico e resgatará a atenção do aluno na aprendizagem com exemplos mais consistentes, não focar apenas no ensino através da gramática normativa, que relega toda e qualquer forma de expressão que tenha como base a linguagem coloquial, é preciso refletir há a necessidade de uma postura pedagógica nova. Decerto direcionada para o texto com o intuito de tornar a aula dinâmica, ou seja, é perceptível todo o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa tornar-se-ia bem mais atrativo e enriquecedor, assim se desconstruiria o mito de que língua portuguesa é muito difícil. Por certo a maior dificuldade está na metodologia perpassada ao aluno, que é a figura principal durante a construção do conhecimento, prejudicando-o em todo o processo de ensino e aprendizagem.
Professor Marcelo Oliveira
Vice-presidente do SISMUC – REGIONAL