ARTIGO — Porque toda indústria precisa de uma assessoria de imprensa para chamar de sua

Vera Lucia Rodrigues

Em primeiro lugar seria importante destacar o que é uma assessoria de imprensa e o que ela pode fazer por uma indústria. Encarregada de estabelecer um canal permanente com o mercado, através dos formadores de opinião responsáveis por escrever todos os dias as páginas dos veículos de comunicação no País e fora dele, a assessoria de imprensa pode ser uma excelente aliada quando se trata de levar informações relevantes que possam interessar a um universo específico de atuação, que são os jornalistas especializados nos diversos segmentos de atuação onde ela se insere.

Para termos uma ideia da importância desse segmento de atuação, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número exato de indústrias no Brasil pode variar conforme a definição de produção, o porte e outros indicadores relevantes, mas, de maneira geral, o IBGE estima que existam cerca de 600 mil indústrias no país, considerando todas as suas categorias e portes.

Podemos imaginar as dificuldades desse universo empresarial composto por indústrias de uma maneira geral para levarem até os seus consumidores informações relevantes sobre os seus produtos e, principalmente, os problemas que eles resolvem, até o seu público consumidor. Nesse sentido é que uma assessoria de imprensa pode ajudar uma indústria a se destacar no mercado, especialmente em um mercado competitivo como o brasileiro, onde o número de indústrias é expressivo e diversificado.

Nesse contexto, uma assessoria de imprensa pode ser um diferencial significativo para o sucesso e a visibilidade de uma empresa, contribuindo para destacar uma indústria de seus concorrentes, não só em relação à construção e gestão de Imagem, onde uma assessoria de imprensa ajuda a moldar e gerenciar a imagem da empresa perante o público e a mídia, mas também, em relação à ampliação da visibilidade da marca e seus produtos. Isso envolve a criação de uma narrativa positiva e consistente que ressalta os pontos fortes da indústria, seus valores e seu impacto no mercado. A construção de uma imagem sólida e confiável é essencial para ganhar a confiança dos consumidores e parceiros de negócios.

De outro lado, a assessoria de imprensa tem acesso a uma enorme rede de profissionais de imprensa, seja de grandes veículos, como também da imprensa especializada, influenciadores e blogs, agências de notícias e veículos de comunicação impressos ou online. Utilizando esses veículos de comunicação e suas conexões, a assessoria de imprensa pode facilitar o processo onde notícias e informações relevantes sobre a empresa sejam divulgadas em meios de comunicação relevantes e de grande alcance. Isso pode gerar uma maior visibilidade e reconhecimento da marca.

De outro lado, não podemos perder de vista o nível de atividade industrial no país, onde essas empresas vivem desenvolvendo novos produtos e/ou novas aplicações para os mesmos produtos. Todo esse manancial de acontecimentos, pode resultar em uma extensa produção de conteúdos de alta qualidade, como artigos, notas para a imprensa, estudos de caso e entrevistas, que se constituem em uma função essencial da assessoria de imprensa.

Esses materiais não só destacam as inovações e realizações da empresa, mas também posicionam a indústria como uma referência em seu setor. Publicações bem elaboradas podem atrair a atenção de potenciais clientes e investidores. E por meio de estratégias bem elaboradas, a assessoria de imprensa pode ajudar a posicionar executivos e líderes da empresa como autoridades e especialistas em suas áreas de atuação. Isso pode incluir participação em entrevistas, palestras e artigos de opinião. É público e notório que estabelecer uma liderança intelectual é uma das melhores formas de se construir credibilidade e desenvolver confiança no mercado.

Em essência, concluímos que a assessoria de imprensa não é apenas um serviço de divulgação, mas um aliado estratégico para qualquer indústria que busca se destacar no mercado. Ao construir uma imagem positiva, gerenciar crises, criar conteúdo relevante e estabelecer uma presença de autoridade, a assessoria de imprensa pode ajudar uma empresa a se diferenciar da concorrência e alcançar seus objetivos de negócios de maneira mais eficaz, se constituindo como um recurso fundamental para o sucesso de uma indústria no Brasil, destacando a importância de uma comunicação bem gerida e estratégica para se destacar em um cenário competitivo.

*Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, especialista em assessoria de imprensa e gestora da Vervi Assessoria de Imprensa, empresa que há mais de 40 anos desenvolve projetos na área de assessoria de comunicação. www.verviassessoriadeimprensa.com.br

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.