ARTIGO — Qualidade de vida em uma nova Caruaru

Wagner Gil

Há pelo menos três anos que Caruaru vem mudando de forma significativa com ações e obras do poder público e, lógico, investimentos também da iniciativa privada. Nesse sentido,na Capital do Agreste, o que tem chamado atenção é a construção da Via Parque, um ousado projeto que corta a cidade de leste a oeste com pista de cooper, ciclofaixas, ciclovias, academias exclusivas para idosos, parques infantis, quadras de areia e poliesportiva, além de diversas áreas de lazer.

O projeto teve sua primeira etapa concluída em novembro do ano passado e consegue atrair diariamente milhares de pessoas que vão caminhar, correr, praticar esporte, ou simplesmente curtir o local, como diziam os mais antigos, prosear. É comum encontrar muitas pessoas apenas conversando e aproveitando a sensação de qualidade de vida que o local oferece.

O projeto segue com as obras da segunda etapa bastante avançadas com previsão de entrega até o final do próximo mês. Essa etapa, vai da BR-104 (entrada das Cohab I e II) até a Vila do Aeroporto, beneficiando de forma direta, uma população acima de 120 mil pessoas e que não têm acesso ao lazer gratuito. Uma verdadeira transformação está sendo feita em alguns trechos, levando ainda mais mobilidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o cronograma da segunda etapa segue à risca, assim como o da terceira etapa, que iniciou há poucas semanas e deve ser entregue até final do mês de junho. Nessa nova etapa, que vai do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga até o Bairro das Rendeiras, outras obras como calçamento, pavimentação asfáltica e saneamento. Essas obras fazem com que a população mude seu estilo de vida. Passe a praticar mais esportes, caminhadas, etc.

Além da obra física, a Prefeitura agora está disponibilizando professores de educação física para orientar a população a fazer os exercícios de forma correta, além de disponibilizar também avaliações físicas gratuitas. Uma nova cidade está surgindo e é preciso que a população fiscalize e mantenha esses equipamentos que estão transformando não só a cidade, mas melhorando a vida de todos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *