Por Anderson Bambirra
A qualidade na indústria acompanha as constantes mudanças disruptivas, orquestradas pelos avanços das tecnologias e inovações que movem o mercado. Cada vez mais, o fator diferencial da qualidade é colocado num pedestal diante das rápidas alterações que estamos vivendo em todo o mundo.
Fatores humanos e comportamentais, porém, mantêm-se estratégicos para a área da qualidade, uma vez que o senso de trabalho em equipe, a gestão sistêmica e a necessidade de especialização constante dos profissionais continuam em voga e em crescente importância para o avanço rumo à Indústria 4.0, um fator tão complexo no Brasil.
As abordagens que inter-relacionam comportamento e ciência da qualidade são fundamentais para entender e antever o futuro da indústria diante das várias alterações que vem sendo inseridas nas fábricas e nos escritórios e determinam os caminhos a serem tomados. As estratégias devem se moldar ao contexto, podendo ser repensadas para se adequarem às transformações que vivem o setor e o mercado.
O necessário alto rigor exigido pela qualidade também deve elevar os níveis de eficiência e produtividade, questões marcantes da velocidade das transformações advindas da Indústria 4.0. As organizações asseguram esses fatores com crescentes investimentos em tecnologias e inovações, mas também com a gestão da excelência de seus sistemas e ferramentas, adaptando às realidades de cada corporação e do mercado que as rodeiam.