Por Herlon Cavalcanti
Sábado 02 de abril de 2016, os partidos políticos em Caruaru estavam na reta final de fechar seus apoios com novos integrantes, filiados, lideranças, vereadores de mandato trocando de siglas, cabos eleitorais e agentes políticos, todos envolvidos em um grande ciclo de poder para as novas eleições desse ano. O jogo foi pesado, acordos, promessas, espaços, conquistas, derrotas, um verdadeiro jogo do perde e ganha. Foi uma disputa desigual nos bastidores, muitas reuniões, encontros entre os articuladores políticos, assessores em nome de quem? Para quem? E QUAL o projeto?
Enquanto a cada momento na imprensa saia notícias desse cenário, consegui juntar a nata da política local em várias reuniões de alinhamentos para se integrar ao nosso Partido. O coordenador Marcílio Cumaru participou dessa construção ao lado de Cadu com muita competência e veracidade. Nesse momento, a REDE sustentabilidade, apresenta para Caruaru um quadro de novos filiados de peso. Pessoas da mais alta capacidade política, técnica, ética, acadêmica, popular, verdadeiros militantes da educação, da cultura, do direito, das causas sociais, da discussão de gêneros, um quadro integro e verdadeiro para construir as pautas emergentes que a REDE defende para construção de um novo fazer político para essa cidade.
Nomes como da professora da UFPE e doutora em Ciências Politicas Ana Maria de Barros, Tânia Bazante professora da UFPE doutora em educação, Perpetua Dantas professora da ASCES e Mestre em Ciências políticas, o professor pós graduado em história e militante político histórico, Gil Bobinho defensor das causas sócias, Willon Sobral militante de esquerda histórico e um grande defensor das bandeiras de luta do campo, O Professor municipal e professor Acadêmico ( FABEJA) e analista Político Arnaldo Dantas, o professor Armando Dantas doutorando em educação –UFPB e Mestre em direitos humanos –UFPB, Severino Júnior professor de educação física e especialista em Metodologia do ensino–ASCES a professora Josefa Matias que tem um trabalho fantástico com as crianças e com a educação inclusiva, e o produtor cultural Oscar Junior formado em marketing pela faculdade Boa Viagem D’VRY. Não é apenas os títulos que são importantes, é o conjunto de lutas que cada um traz para essa nova construção política.
A REDE é um partido novo, fundado em 22 de setembro de 2015 por muitas pessoas que pensam diferentes e que comungam com as práticas coletivas da nova maneira de se fazer política nesse país. É na Rede que vamos construir caminhos viáveis para se chegar a caminhada final.
A nossa maior liderança, Marina Silva uma mulher de fibra, se apresenta como o melhor quadro político para o Brasil, com ela milhares de sonhos são possíveis serem sonhados, com ela o partido não tem dono, o partido é feito por pessoas e são elas que decidem seus caminhos dentro de um planejamento estratégico possível, com Marina, Heloísa Helena e tantos outros o mote é: Trazer o melhor de cada um para somar e nunca dividir.
Sejam todos bem vindos a nosso Partido nobres amigos(as), termino esse texto usando um pensamento da nossa Marina Silva que sintetiza tudo isso: “Do arco que empurra a flecha, quero a força que a dispara ; da flecha que penetra o alvo, quero a mira que o acerta”.
Hérlon Cavalcanti
Jornalista e colunista do Boog