O Grupo de Estudo e Pesquisa em Futebol (GEPFUT), formado por estudantes de Educação Física do UniFavip|Wyden e coordenado pelo professor Bruno Simões, está realizando as avaliações de desempenho físico dos atletas do Caruaru City, equipe de futebol de base que está se profissionalizando. As avaliações, que utilizam recursos tecnológicos presentes em grandes clubes do Brasil, acontecem nesta quinta-feira (26), na Arena Super 7, e na próxima quinta, dia 03 de maio, no Laboratório do Movimento do Centro Universitário, sempre às 14h.
“Nós fazemos uma espécie de assessoria científica para o Caruaru City, através da identificação do que há de atual na literatura para ajustes da prática do clube. Semanalmente, o grupo de estudos se reúne e discute sobre futebol, para que posteriormente, em conjunto com os profissionais do clube, estratégias sejam definidas em relação à preparação física das equipes”, explica o coordenador do curso de Educação Física do UniFavip|Wyden, Pedro Neves.
Como recursos para as avaliações, o Centro Universitário dispõe de equipamentos como sensores para avaliação da velocidade e agilidade, plataforma de força muscular para avaliação de membros inferiores, plataforma de saltos para avaliação da potência muscular, ultrassonografia para avaliação da composição corporal (massa muscular e gordura corporal), lactímetro, que avalia o limiar anaeróbio, eletromiografia, que analisa a ativação muscular, bem como monitoramento da frequência cardíaca e deslocamento durante o jogo através de GPS.
“Para o futuro, estamos montando uma base de apoio para estudo da tática do jogo e genética através do NEGENE – Núcleo de estudos em genética esportiva do Nordeste, que conta com estudantes de Educação Física e Biomedicina”, conclui Pedro Neves.