Em função dos recorrentes atrasos do repasse do cofinanciamento federal do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que beneficia os serviços socioassistenciais de Caruaru e de todos os municípios brasileiros, será realizado um ato de protesto nesta sexta-feira (03) em Caruaru. A ação será uma manifestação pacífica com os manifestantes em caminhada pelas ruas do centro da cidade trajando roupas pretas, com cartazes nas mãos, e usando apitos e tambores para chamar a atenção da população para a gravidade do problema.
A concentração vai ser de frente ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), que fica naRua Armando da Fonte, nº 197, bairro Maurício de Nassau, a partir das 15h. A saída dos participantes em caminhada será às 16h. Servidores e usuários dos dez CRAS e dos dois CREAS do município, além de outros 25 equipamentos voltados para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, se farão presentes.
A pauta foi sugerida pelo Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) – responsável pela atividade dos gestores da assistência e que orienta a aplicação das políticas públicas nos municípios – que convocou gestores de todo o país para o primeiro ato realizado no Salão Nobre na Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 16 de abril. A secretária da SDSDH, Perpétua Dantas, esteve nesse encontro onde foi dado início ao processo de mobilização nacional nos municípios brasileiros, que culminou com atos realizados simultaneamente em todo o país no último dia 26 de abril, incluíndo o Recife, para onde seguiram representantes de todo estado.