O lançamento da campanha Pernambuco Coração do Nordeste consolidou algumas ações realizadas nos últimos anos pela Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE). Isso porque, nesta segunda-feira (19), os municípios associados ganharam espaço para expor os materiais de divulgação no estande disponibilizado pela Empresa de Turismo de Pernambuco, no Shopping Rio Mar, no Recife. Além disso, a gerência de Marketing da Empetur salientou a importância de projetos como a Rota 104, que contribuíram para a interiorização do turismo.
A abertura oficial do estande foi realizada nesta segunda-feira (19), com a presença de autoridades a exemplo de Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes de Lazer do Estado e Ana Paula Vilaça, presidente da Empetur. No local, entre outros participantes, estão Recife, Fernando de Noronha, Recife, Olinda, Ipojuca, Tamandaré, Lagoa dos Gatos, Agrestina, Gravatá e Pesqueira, todos municípios da Astur que disponibilizaram folheteria e vídeos promocionais. Também participam associações relacionadas ao trade turístico a exemplo da Abav (Agências de viagem), Abrasel (Bares e Restaurantes) e Apettur (Turismo Rural).
Ao apresentar a campanha, Ana Paula Vilaça destacou o posicionamento do Governo de Estado para promover um maior sentido de pertencimento por arte dos próprios pernambucanos que devem conhecer as riquezas locais. “São duas fases de ação. A primeira é voltada para o público interno, com o slogan Descubra Pernambuco. A segunda é Pernambuco Coração do Nordeste. Esta é voltada para os visitantes de outros Estados, principalmente São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e ouros do Nordeste”, explicou.
De acordo com Sylvia Sarubbi, diretora de Marketing da Empetur, afirmou que a nova campanha permeia por 28 destinos, diferentemente das anteriores. Então, apesar de continuar contemplando Porto de Galinhas, Recife e Olinda, a maior parte dela é feita pelos destinos que já estão estruturados para receber, mas que ainda são pouco conhecidos pelos turistas. “Fizemos uma escuta chamada de Destino PE, onde foram identificadas as principais necessidades dos municípios e muitos representantes sentiam a necessidade de mais divulgação, por isso esse investimento. Temos acompanhado de perto outras demandas, a exemplo da Rota 104 que precisava ser mapeada e divulgada para a população em geral e a equipe de estruturação já fez visitas técnicas para isso”.
A Rota 104, que reúne municípios margeados pela BR-104 ou com principal acesso pela rodovia, foi uma ação que nasceu em Agrestina, Lagoa dos Gatos e Panelas e depois reuniu no total nove municípios. Agora, de acordo com Sylvia, a verba para produzir um guia turístico somente para a Rota 104 já está garantida.
Quanto à atuação da Astur-PE e o convite para participar da exposição no estande, que permanece no RioMar até o dia 5 de outubro, a diretora definiu a parceria como “extremamente estratégica”. “Pela distância, a Associação nos aproxima e fala no dia a dia para esses municípios qual a importância da participação deles nos projetos do Estado. Não adianta o Estado fazer um projeto lindo, mas que não tenha informações fornecidas pelos municípios. A Astur ajuda bastante nessa conversa cotidiana”, declarou.