Audiências marcaram semana na Câmara de Vereadores

Wagner Gil

Esta semana a Casa Jornalista José Carlos Florêncio foi tema de várias audiências públicas que debateram ações importantes e que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da cidade em vários aspectos, que vão do LGBT, passando pelos cuidados com a reserva ecológica de Serra dos Cavalos, até a importância da 3ª Entrância em Caruaru.

A primeira AP da semana foi realizada na manhã da terça-feira (23), debatendo sobre ‘Cidadania LGBT’, com a participação de movimentos sociais, mães e pais de LGBTs e representações institucionais. A audiência contou ainda com as presenças de Gi Carvalho, do Coletivo Mães Pela Diversidade; Roberta Granville, do Núcleo de Gênero do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita); Maxwell Vignolli, promotor público; Ana Dourado, secretária executiva de Direitos Humanos, e Émerson Santos, do Coletivo Lutas e Cores, representando o Conselho Estadual LGBT.

Também estiveram presentes familiares de Marlon Wesley, espancado até a morte em mais um crime de homofobia. Marlon tinha apenas 24 anos e teve traumatismo craniano. Encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 27 de abril último. “Não é só pelo meu irmão que nós estamos aqui, porque dessa vez foi ele, mas poderia ser qualquer outro”, disse Ingrid Lucas. “Foi um evento importante e prestigiado. Precisamos avançar nessa causa de combate ao preconceito em todas as suas esferas”, afirmou o vereador Daniel Finizola (PT), propositor da AP.

PARQUE ECOLÓGICO

Já na quinta-feira (25) o debate foi sobre a atual situação do Parque João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como a Reserva de Serra dos Cavalos. A audiência, que foi proposta pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fagner Fernandes (PTdoB), reuniu representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e à segurança pública. Entre os presentes estavam os vereadores que integram a Comissão de Meio Ambiente, Heleno Oscar (PEN) e Bruno Lambreta (PDT), além do secretário executivo de Sustentabilidade e Desenvolvimento Agrário, Felipe Mendonça.

Durante o encontro, Fagner Fernandes apresentou relatório que foi elaborado, tendo como base a visita ao local realizada no dia 13 de fevereiro. Dentre vários pontos, o relatório apresentou falta de segurança, poucos servidores trabalhando, ausência de equipamentos, como rádios comunicadores, e transporte insuficiente para cobrir toda a área.

Após as reivindicações descritas no relatório, a Polícia Militar se comprometeu com a retomada das rondas durante os fins de semana. Já a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Agrário prometeu destinar recursos provenientes de compensações ambientais para o planejamento e execução de estratégias que possam garantir a preservação e a segurança no local. “Saber que a nossa única reserva ecológica está sendo destruída pela mão humana é lamentável. Temos que lutar para garantir a preservação de uma de nossas maiores riquezas”, argumentou o edil.

3ª ENTRÂNCIA

O objetivo do encontro, promovido por Leonardo Chaves (PDT), foi debater o tema de forma ampla com autoridades e representantes da sociedade civil, destacando a necessidade na melhoria dos serviços do Judiciário no município. Estiveram presentes o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, dr. Adalberto de Oliveira Melo; o secretário Geral da OAB-PE, Fernando Ribeiro, além dos deputados Laura Gomes (PSB) e Tony Gel (PMDB).

A 3ª Entrância pode significar um maior aporte de recursos e melhor estrutura de servidores. Isso terá um impacto positivo no andamento dos processos, por exemplo. No caso dos juízes que atuam na cidade, eles seriam estimulados a permanecerem prestando serviços à população de Caruaru.

A 3ª Entrância refere-se a assuntos de natureza administrativa à organização do Judiciário. Ao mesmo tempo, representa um degrau na carreira de juiz, como também classificação das comarcas, de acordo com a sua importância. A entrância caracteriza-se pelo volume de processos da região, a força do município, número de habitantes, eleitores, entre outros critérios.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *