Desde 2016, todos os servidores efetivos ligados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) são aptos a participar da Avaliação de Desempenho, ferramenta do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para progressão funcional. Neste ano, o processo começou nesta semana e segue até 13 de setembro de 2019. Ao todo, 15.780 servidores poderão participar da iniciativa.
Até 2015, apenas os médicos integravam a Progressão por Avaliação de Desempenho da SES-PE. Por determinação do governador Paulo Câmara, desde 2016, servidores de outras categorias, que ocupam cargos de analistas, assistentes e auxiliares de saúde, também passaram a ter direito a progressão por Avaliação de Desempenho. Com isso, o número de profissionais que podem participar do processo saiu de 3,9 mil, em 2015, para 15.780 neste ano. Entre 2015 e 2018, 45,5 mil Avaliações foram realizadas.
“O Governo de Pernambuco tem como prioridade da gestão o reconhecimento dos recursos humanos da saúde na construção de um SUS de qualidade e que possa atender as especificidades da população do nosso Estado. Desde 2015, já nomeamos mais de 7,2 mil novos servidores para os hospitais estaduais e desde 2016 possibilitamos que a Avaliação de Desempenho pudesse ser feitas por todas as categorias de profissionais efetivos da SES. Isso possibilitou um aumento de mais de 300% no quantitativo do público apto a participar do processo e ratifica o nosso compromisso com a valorização do nosso quadro de pessoal”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Atualmente, todos os cargos (enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, médicos, sanitaristas, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, entre outros) são alvo da Avaliação. O processo consiste numa importante instrumento de gestão, que além de proporcionar a progressão funcional e, o aumento de salário daqueles servidores que obtém um desempenho satisfatório, possibilita a verificação do comportamento geral das equipes que atuam nas áreas assistenciais e no nível central. O incentivo no âmbito financeiro pode gerar ganhos reais que variam de 1% até 2,5% ao ano.
COMO PARTICIPAR – Todo o processo da Avaliação de Desempenho é feito pelo site www.gestaododesempenho.pe.gov.br, que deve ser acessado exclusivamente pelos navegadores Google Chrome ou Mozilla. O servidor deve utilizar o CPF como login e a senha do contracheque como senha. As chefias que não possuírem vínculo com o Estado deverão acessar utilizando a senha “governo” e alterar posteriormente. Após concluído o período avaliativo, em 13 de setembro, os profissionais que se sentirem prejudicados poderão entrar com recursos no período de 16 a 27 de setembrode 2019.
A Avaliação de Desempenho é dividida em três etapas, que inclui a autoavaliação, avaliação da chefia imediata e de metas, que leva em consideração indicadores do servidor e da unidade em que atua. Por meio desse processo, é possível avaliar o desempenho dos servidores na realização de suas funções e atividades, bem como no alcance dos resultados institucionais.
Dúvidas sobre a Avaliação de Desempenho podem ser sanadas pelo (81) 3184.0017 / 0019 ou diretamente nas unidades de saúde ou nas Geres de lotação do profissional.