Bairro Agamenon Magalhães ganha nova Unidade de Saúde

Ontem, 24, a Prefeitura de Caruaru entregou mais uma Unidade de Saúde da Família – USF. Agora, a rede municipal passa a contar agora com 81 unidades, sendo 66 de atendimento básico, todas com equipes completas (médicos, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos, Agentes Comunitários de Saúde – ACS).

Os bairros Agamenon Magalhães, Adalgisa Nunes e Encanto da Serra são alguns dos beneficiados diretos com o equipamento, que recebeu o nome de Valdomiro Elias. Ele foi líder comunitário do Agamenon Magalhães e muito lutou por melhorias para o bairro.

A obra, que custou A obra custou R$ 488.995,24, beneficiará cerca de seis mil pessoas diretamente. A USF conta com moderna e acessível estrutura em todo o prédio. São dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, uma sala de vacinação, uma sala de reunião, uma farmácia, uma sala de inalação, ampla recepção e escovódromo.

A unidade contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e técnicos, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que é composta por educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.

Serão ofertados na nova estrutura consultas de pré-natal, puericultura, coleta de exames, vacinação, consultas direcionadas a portadores de doenças crônicas, acompanhamento mensal de crianças menores de cinco anos e gestantes pelos Agentes Comunitários de Saúde, além das ações do NASF.

Durante a solenidade de inauguração, representantes da gestão municipal e moradores da comunidade falaram sobre a importância deste novo equipamento para a comunidade. “Hoje comemoro meu aniversário de 31 anos com a entrega desta unidade e me sinto feliz demais por ver as melhorias no meu bairro. Até 2008 não víamos atuação do poder público por aqui e hoje é possível enxergar os avanços”, comentou Márcio Rodrigo, que é líder comunitário do Agamenon Magalhães.

Membro do Conselho Municipal de Saúde, Gerônimo José destacou a importância da população cuidar do novo equipamento. “Lutamos muito para conseguir a unidade e precisamos zelar para que ela continue bonita e servindo à população. Além de estar feliz pela conquista, meu coração está orgulhoso, pois meu pai que tanto lutou por esse bairro está recebendo uma justa homenagem dando seu nome à essa USF”.

Antes deste equipamento, as comunidades eram atendidas em espaços alugados, que não tinham a estrutura ideal para o acolhimento e o melhor atendimento. Sentiu-se então a necessidade de melhorar o serviço ofertado e isso só seria possível com a construção de uma nova unidade.

“Temos limitações e reconhecemos. Tanto é que estabelecemos prioridades e esta unidade é exemplo disso. Hoje, quase oito anos após o início da gestão, conseguimos expandir a assistência e mais de 240 mil pessoas são acolhidas na rede básica. Isso significa que cerca e 70% da cidade é coberta. Estamos felizes em poder fazer parte da história da revolução da saúde que está ocorrendo em Caruaru, e a entrega desta unidade só comprova o comprometimento da gestão com o povo”, declarou a secretária de Saúde, Aparecida Souza, durante a solenidade.

É necessário destacar a evolução da rede municipal. No início de 2009, quando a atual gestão assumiu a cidade, Caruaru contava com apenas 23 unidades, hoje, são 81. Atualmente é desenvolvido um trabalho mais humanizado, que foca o tratamento não só dos doentes, mas que visa bem-estar e cidadania, tudo dentro de uma unidade de saúde.

“Me pergunto qual milagre fizemos para ter 66 equipes como esta. Quando eu assumi a prefeitura, recebi as unidades sem equipes completas. Não podemos prestar saúde no ‘faz de conta’. Não basta ter unidade, é necessário humanizar, cuidar das pessoas. E estamos fazendo isso. Os profissionais que estão aqui fazem medicina com as mãos e com o coração”, comentou o prefeito José Queiroz.

Queiroz ainda citou o trabalho realizado no Agamenon Magalhães. “Só neste bairro calçamos nove ruas e asfaltamos mais 16. Hoje entregamos esta bonita unidade. A única coisa que queremos é que as pessoas sejam tratadas como gente. Esta inauguração significa mais uma conquista do povo”, completou.

Além do prefeito José Queiroz, da secretária de Saúde, Aparecida Souza, e a executiva, Wedneide Almeida, participaram do momento usuários do serviço, secretários de governo, diretores, coordenadores, equipes da unidade de saúde. A USF Agamenon Magalhães fica localizada na rua Marieta Cruz.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *