A Banda de Pífanos Zé do Estado receberá, no próximo dia 05 de maio, a Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara às 20h. A homenagem foi uma propositura do vereador Jaelcio Tenório (PRB) em reconhecimento às mais de oito décadas de contribuição da banda à cultura regional, comemoradas no próximo dia 09 de maio.
“Este ano a banda completa 85 anos de história. Zé do Estado era uma pessoa que gostava de fazer cultura, foi o precursor dessas bandas de pífanos que existem hoje em Caruaru e que fazem sucesso em todo o Brasil. Essa medalha é um reconhecimento da Casa do Povo a este grande artista e sua banda”, disse o vereador.
História – A banda de pífanos ganhou esse nome em homenagem ao criador, o funcionário público estadual e sanfoneiro José Feliciano Rodrigues, conhecido como Zé do Estado. É composta por seis integrantes: os filhos o pandeirista Antônio Feliciano Rodrigues, o Tonho, de 69 anos; o zabumbeiro Sebastião Feliciano Rodrigues, o Bastos, de 53 anos; o pratista José Feliciano Rodrigues, o Zé Gago, de 59 anos, e Anderson José Francisco Silva, o Anderson do Pífe, de 30 anos, filho “adotado” por D. Maria Francisca Rodrigues, viúva do fundador da banda. Fazem parte da banda também o taroleiro Gerson Rodrigues de Moura, o Capacete, de 60 anos, sobrinho de Zé do Estado; o pifeiro Antônio Feliciano Rodrigues Silva, conhecido como Mestre Peba, de 53 anos, sobrinho-neto de Zé. As informações são de Paulo Nailson, coordenador do Sistema Municipal de Cultura de Caruaru.
A Zé do Estado gravou com personalidades como os músicos Jacinto Silva, Herbert Lucena e Azulão e já se apresentou por todo o Brasil, inclusive com shows em outros países, como Itália, Suíça, Bélgica, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, onde a banda gravou um vinil com o título “Encontro dos Sanfoneiros”, conta Nadinelson Oliveira, coordenador de audiovisual do Pontão de Cultura de Feira. O primeiro CD já está em fase de produção.