Bienal Internacional do Livro 2018 terá Biblioteca Escolar Modelo

De 3 a 12 de agosto quem visitar a 25ª Bienal Internacional do livro, no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP, terá a oportunidade de conhecer uma Biblioteca Escolar Modelo.

Com cerca de 50 m², a Biblioteca Modelo conta com um rico acervo de livros, mobiliário arrojado, sistema informatizado para pesquisa e empréstimo de materiais, além de uma programação cultural, voltada para o incentivo à leitura. Sempre com a participação ativa de um bibliotecário, mostrando como uma biblioteca bem estruturada deve ser.

A ideia do estande, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região (CRB-8), é sensibilizar a população, os profissionais e as instituições sobre a Lei 12.244/2010, que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também determina que todos os gestores providenciem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado.

“Faltando menos de dois anos para o fim do prazo, ainda muito precisa ser feito, mas a lei foi um grande avanço e precisa ser aplicada. A Biblioteca Escolar é um direito de toda a sociedade. No Estado de São Paulo, há décadas, se ressente da falta de bibliotecas nas escolas públicas. A função do poder público é criar esses espaços fundamentais para que o estudante aproprie-se de informações e cultura em perspectiva crítica e criativa. Sempre com a presença do bibliotecário”, defende a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, Regina Céli de Sousa.

Mas é preciso ficar atento com a implantação em larga escala das Bibliotecas Escolares. Uma biblioteca escolar não se faz por um amontoado de livros. É preciso que haja padrões. Qual a quantidade mínima de publicações? Qual espaço físico precisa dispor para acomodar o acervo? Por que o acervo da biblioteca deve ser catalogado e estar ao alcance do usuário? É necessário ter internet? Qual horário ideal de funcionamento? Para responder essa e outras questões, o Conselho Federal de Biblioteconomia definiu os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares, por meio da Resolução CFB nº. 199 de 3 de julho de 2018. Esses parâmetros podem ser conferidos aqui: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1313

“Todos sabem da importância da biblioteca escolar, pois a leitura é um dos melhores instrumentos para disseminar ideias. Além de um bom acervo e equipamentos adequados, é fundamental a presença do bibliotecário para estimular que o aluno saiba selecionar, processar informações e estabelecer vínculos entre elas. Hoje, o bibliotecário, mais que um especialista técnico, desempenha um papel ativo, um agente de mudanças sociais”, explica Regina Céli.

Regina destaca ainda que a profissão de bibliotecário mudou muito nos últimos anos e que o profissional vem cada dia mais se especializando, adotando práticas inovadoras de incentivo à leitura, ação cultural e a tecnologia aplicada aos produtos e serviços da biblioteca.

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