Bloco Carnaval Poeta é destaque no “Lirismo no Catamaran”

Seguindo os acordes da Folia de Momo, o projeto “Lirismo no Catamaran” segue a todo vapor pelas águas do Rio Capibaribe. Nesta terça-feira, 16, é a vez do bloco “Carnaval Poeta” animar recifenses e turistas com os antigos frevos e marchinhas carnavalescas, que são poesia pura.

E foi graças à junção da poesia e do frevo, duas ricas manifestações culturais, que o grupo lírico ganhou vida em 2018 com o objetivo de agregar poetas, cultura, literatura e o incentivo à leitura. Segundo Rachel Rangel, organizadora e fundadora do bloco, após a criação de um poema inspirado no carnaval, ela foi instigada por amigos a fazer uma música.

“Um amigo musicalizou o poema e ficou muito bonito; ficou bem incrível, e aí eu liguei para a compositora Fátima Castro, e ela disse que deveríamos gravar a música, mas eu nunca gravei, eu nunca compus nesse sentido”, diz Rachel. Apesar de nunca ter entrado em um estúdio, Rachel escutou os amigos e resolveu levar a ideia da gravação adiante. A partir daí, surgiu a ideia de criar um CD com outras canções inspiradas pela temática carnavalesca, o que deu vida ao bloco Carnaval Poeta.

Carnaval Poeta no Catamaran – Este ano, o Carnaval Poeta vai homenagear o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que compôs um frevo de bloco para o grupo lírico e também confirmou presença no passeio do Lirismo.

Outro homenageado é o artista plástico Daniel Lima Santiago, que já ganhou um lugar de imortalidade no cenário brasileiro e internacional. Professor de Artes e de Matemática, jornalista e amante do Carnaval, ele apaixonou-se pelo Carnaval Poeta ao descobrir que o foco deste Bloco era arrebanhar o povo para, aos poucos, atraí-lo para apreciar a poesia de forma leve e brincante.

O ator Adriano Cabral também será homenageado no festejo. O artista, que tem uma extensa trajetória em festivais de teatro, produções no campo do audiovisual e participações em recitais, está presente na história do Carnaval Poeta desde a sua criação.

Outros blocos – Na quarta, 17, é a vez do bloco “Flores do Paulista” alegrar os foliões a bordo do Catamaran. No dia seguinte, 18 de janeiro, o grupo “Com Você no Coração” entra em cena. O último final de semana do “Lirismo no Catamaran” será conduzido pelos blocos “Boêmios da Boa Vista”, no dia 19; “Damas e Valetes”, no dia 20; e “Confete e Serpentina”, no dia 21 de janeiro.

Os embarques estão programados sempre às 16h saindo da Catamaran Tours, na bacia do Pina. Os ingressos custam R$ 85 por pessoa. Já os pequenos foliões de 6 a 10 anos pagam R$ 40, enquanto os menores de 5 anos têm gratuidade.

As entradas antecipadas podem ser adquiridas pelo site www.catamarantours.com.br. Outras informações, pelo WhatsApp: (81) 99973-4077 ou Instagram @catamarantours.