Uma carga de 520 mil ovos utilizados na produção de vacinas contra H3N2, a influenza, produzidas pelo Instituto Butantan, está presa em uma manifestação de caminhoneiros, que ocorre na altura da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O Butantan informou que caso os produtos não fossem entregues à instituição até o fim da manhã desta terça-feira (1), o processo de fabricação poderia ser impactado e causar um prejuízo na produção de 1 milhão de doses do imunizante.
O Instituto Butantan fornece anualmente 80 milhões de doses de vacina contra a gripe para o Ministério da Saúde. As doses são utilizadas na imunização dos brasileiros e previnem casos graves da doença principalmente em idosos e crianças.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que policiais militares podem atuar na desobstrução de rodovias bloqueadas independentemente do lugar em que ocorram, inclusive em rodovias federais. A decisão foi validada pela maioria da Corte na madrugada de hoje.
Correio Braziliense