Boas práticas na política em debate na Câmara de Vereadores

Wagner Gil

O ano legislativo nem bem começou e a Câmara de Vereadores de Caruaru já saiu na frente no que diz respeito à reconquista da credibilidade junto à opinião pública, principalmente pelos fatos que aconteceram na legislatura passada. Na última quarta e quinta-feira (8 e 9), a Casa Jornalista José Carlos Florêncio foi sede do seminário Boas Práticas na Política, evento promovido pela Escola do Legislativo Ministro Fernando Lyra. O encontro teve como público alvo vereadores, assessores e servidores da Casa. A professora de Direito, Rita de Cássia, colunista do VANGUARDA, foi uma das palestrantes.

Inicialmente o evento estava programado para acontecer apenas para o pessoal de Caruaru, mas acabou despertando interesse de parlamentares de Belo Jardim, Bezerros, Altinho, entre outras cidades. O coordenador do seminário, advogado Bruno Martins, conversou com o VANGUARDA. “Estamos oferecendo aqui uma oportunidade dos assessores, vereadores e servidores da administração pública se qualificarem e passarem a entender a real importância de suas funções. Estamos trazendo aqui pessoas importantes e experientes da gestão pública e de vários setores, entre eles do Judiciário, representado na pessoa de doutor José Fernando Santos Souza e do suplente de senador Douglas Cintra, que teve uma atuação destacada quando assumiu o Senado”, disse Bruno Martins.

O presidente da Câmara, Lula Torres (PDT), disse que o evento estava cumprindo uma missão de qualificar os servidores, vereadores, além de mostrar a intenção do atual comando da Casa de reconquistar a credibilidade da população. “Nós temos que entender que o agente político tem que evoluir e seguir os passos da sociedade. A sociedade está avançando no sentido de fiscalizar e cobrar resultados da política. Nós, políticos, no dia-a-dia de muito trabalho, muitas vezes perdemos a oportunidade de nos qualificarmos. Hoje a Câmara promove este seminário que atraiu políticos da região. Espero que o evento ajude a melhorar a qualidade de nosso trabalho”, afirmou o pedetista.

O juiz Fernando Santos Souza, que fez sua palestra em relação à improbidade administrativa, disse que “esta é uma oportunidade ímpar na história de Caruaru”. “Hoje estamos vendo o que vem à tona no Brasil, no que diz respeito à improbidade. Precisamos mais deste tipo de encontro.”

Ricardo Liberato (PDT), que foi reeleito em outubro, destacou também a importância do momento que a política está passando na esfera nacional, que acaba refletindo na local. “Tenho a satisfação de participar de um evento que trata das boas práticas na política. Temos a oportunidade de mostrar aos nossos assessores como deverão se conduzir durante nosso mandato. Ética e transparência estarão sempre na frente de nossos compromissos”, disse Liberato. “Além disso, teremos o pleno conhecimento do Regimento Interno, com destaque para a valorização da ética e da coisa pública”, completou.

O ex-presidente e atual primeiro secretário, Leonardo Chaves (PDT), foi quem criou a Escola do Legislativo Ministro Fernando Lyra. “Um de nossos propósitos de criar a escola foi o de qualificar vereadores e servidores. De mostrar a importância da ética na política e no dia a dia da atuação parlamentar.”

Outro vereador que estava presente foi Sérgio Siqueira (PTN). “Este evento foi muito importante no início da legislatura. Teve uma renovação enorme na Câmara e é um momento que temos para nos qualificarmos. Os assessores e demais servidores também estão tendo essa oportunidade. A população precisa acompanhar e participar de perto dessas ações”, finalizou Siqueira.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *