Bolsonaro x NE dará tom do encontro dos governadores

A pauta oficial é o Consórcio Nordeste, que, agora, tem CNPJ e estatuto após obter autorização das nove assembleias legislativas. O próximo passo é discutir o plano de ação, o que está no radar para ocorrer na próxima segunda-feira quando os governadores da região se encontram em Salvador para instalação do Consórcio. Será a primeira reunião dos gestores nordestinos após o presidente Jair Bolsonaro ter feito fala, referindo-se a eles como “paraíbas” e ter criticado o governador do Maranhão, Flávio Dino. De quebra, o evento ocorrerá na Bahia, governada por Rui Costa, que se negou a ir, anteontem, à inauguração do aeroporto Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, onde Bolsonaro acabou dando palanque ao prefeito da Capital, ACM Neto, adversário do petista. No dia do evento, Rui e Bolsonaro chegaram a trocar acusações.

O presidente afirmou, em seu Twitter, que o petista não autorizou a PM a fazer a segurança do ato. O governador da Bahia rebateu que a responsabilidade seria das forças federais, uma vez que o evento era federal. Na terra de Rui Costa, os gestores nordestinos devem engrossar as reações que já vêm externando de forma isolada nos últimos dias. O governador Paulo Câmara, anteontem, chegou a definir como “fábrica de intrigas” as declarações recentes do presidente da República e lamentou o “aprofundamento das divisões”, defendeu que “cabe ao presidente da República unir o Brasil”. Rui Costa, por sua vez, já havia subido o tom ao apontar “um verdadeiro estímulo ao racismo, à discriminação” da parte do presidente. Agora, juntos, os governadores devem marcar posição, mostrar unidade e indignação. E, provavelmente, assinarão uma carta, como já virou tradição.

Paulo Câmara desmarca mini férias

Após as fortes chuvas, que causaram mortes e deslizamentos de barreiras ontem na RMR e demais localidades, o governador Paulo Câmara, que tinha mini férias programadas e embarcaria, hoje, para Fernando de Noronha, acabou desfazendo a programação. Ele tiraria uns poucos dias de descanso e retornaria para estar na segunda-feira em Salvador no encontro dos governadores do Nordeste.
Estado de… > Ontem, já pela manhã, o governador já havia cancelado agenda, que ocorreria, às 11h, no Palácio das Princesas. O socialista comandaria cerimônia de anúncio da convocação dos candidatos aprovados no concurso de agentes da Polícia Civil.
…alerta > Câmara, então, destinou o dia a acompanhar a situação ocasionada pelas fortes chuvas registradas na Região Metropolitana e em outras localidades do Estado. Hoje, às 9h, tem reunião do comitê de monitoramento.
Atentos > A movimentação do ex-ministro Mendonça Filho tem levado pessoas próximas e aliados a apostarem que ele é candidato a prefeito do Recife em 2020. A bolsa de apostas cresceu no dia de Nossa Senhora do Carmo.
Devoção > Houve quem observasse que as fotos postadas por Mendonça no Instagram estariam bem em tom de campanha. À coluna, o democrata observa o seguinte: “Eu sempre fui à Basílica e, agora, tem um componente a mais. Dia 16 de julho é a data do renascimento de Vinícius (o filho)”.
Gratidão > Foi o dia em que Vinícius, então em campanha em 2018, sofreu um acidente de carro. Mendonça encontrava-se em São Paulo. “Sempre fui devoto. Mas nunca mais na vida eu deixo de ir, se eu puder e estiver no Recife”, registra Mendonça Filho.
Fiel > Mendonça recorda ainda: “Morreram dois no carro e ele escapou. Se eu já era devoto, imagina o que eu virei”.

Folha Política

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *