Os corpos de Sérgio Pimentel do Santos, de 53 anos e a da dona de casa Rosimary Oliveira da Silva, de 47 anos foram encontrados nesta quinta-feira (26) pelo corpo de bombeiros e Defesa Civil do município de Olinda.
O casal estava desaparecido desde a madrugada da terça para a quarta-feira (26), quando sua casa foi derrubada pela chuva, no Córrego do Abacaxi, em Olinda. Foram 32 horas de resgate.
Os corpos foram encontrados juntos após mais de 24 horas de buscas com a ajuda de voluntários. As autoridades seguem realizando o resgate de ambos os corpos diante do misto de emoções dos moradores que assistiam. Entre aplausos de alívio pela descoberta dos corpos e a tristeza pela constatação da morte do casal.
De acordo com a família de Rosemary, o casal costumava dormir na casa de sua mãe, Maria José, durante períodos de chuva como as que atingem a RMR desde a segunda-feira (23).
O irmão de Rosemery, Ezequiel de Oliveira, de 48 anos, relatou alívio em encontrar os corpos dos familiares. “Graças a Deus que acharam, agora é organizar para fazer o enterro dos dois. Queriamos ter encontrado eles com vida, mas não deu, ela sempre descia da casa dela e dormia na casa da minha mãe, dormia lá, mas chegou um momento que ela subiu para fazer a comida e resolveu não descer mais, ai na madrugada, aconteceu”, explicou.
“As equipes trabalharam incansavelmente para resgatar os corpos, entregar às autoridades, para a identificação e, posteriamente, para que a família possa velar os corpos”, pontuou o capitão do corpo de bombeiros, Webern Monteiro.
De acordo com os relatos dos moradores, um estrondo muito alto foi ouvido por volta das 1h45 da manhã, o que teria sido o primeiro deslizamento de terra. Os vizinhos também relataram um segundo deslizamento, por volta das 4h da manhã, quando o corpo de bombeiros já trabalhava no local.
Segundo o capitão, a população deve seguir algumas orientações para se sentirem mais seguros em períodos de chuvas: “É importante que as pessoas não façam plantações de árvores que vão comprometer a barreira e sempre procurar a Defesa Civil do seu múnicipio, porque ela que vai orientar a melhor maneira e segura de você habitar naquele ambiente”.
Três casas foram atingidas pela lama e uma foi totalmente soterrada, além da residência do casal, mas ninguém se feriu e as famílias foram orientadas a saírem do local.
Folhape