Bompreço oferece descontos aos clientes que optam em usar sacolas retornáveis

Fomentar ações capazes de educar os consumidores sobre consumo consciente e descarte correto de produtos faz parte das estratégias de sustentabilidade do Walmart Brasil. Dentro deste pilar, a empresa mantém o Programa “Cliente Consciente Merece Desconto” no Bompreço. Ele oferece descontos financeiros para os clientes que optam pela não utilização de sacolas plásticas descartáveis. Desde o lançamento, o programa concedeu mais de R$6.8 milhões de reais em descontos, o que representa mais de 227 milhões de sacolas plásticas a menos circulando no meio ambiente.

O programa “Cliente Consciente Merece Desconto” começou no Nordeste em 2008. Só nesta região, até dezembro de 2016, são mais de R$ 3,6 milhões de reais em desconto, o que representa cerca de 123 milhões de sacolas plásticas descartáveis evitadas.

“O Walmart utiliza seu potencial de mobilização para levar ao consumidor, à indústria e aos seus mais de 70 mil funcionários mensagens de consumo consciente e de sustentabilidade, e esse é um bom exemplo de como o varejo pode trabalhar para a educação e, quem sabe, na transformação do hábito de compra dos consumidores, na escolha por itens mais sustentáveis”, diz Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil.

Como funciona

O desconto é calculado diretamente nos caixas das lojas. É dado R$ 0,03 de desconto (valor que corresponde ao custo médio unitário de cada sacola) a cada cinco itens adquiridos (quantidade média de produtos embalados em uma sacola). Ou seja: numa compra de 200 itens, o cliente ganhará R$ 1,20. E caso o cliente leve para casa menos de cinco itens, também recebe o desconto referente a uma sacola.

Para ganhar o desconto, o cliente pode utilizar qualquer tipo de sacola reutilizável (tecido, lona, papelão ou plástico durável), caixas ou carrinho de feira.

Resíduos

Em 2008, a empresa estipulou uma meta global de redução do consumo de sacolas plásticas descartáveis em 50% até dezembro de 2013. O resultado no Brasil foi uma redução de 51%, superando o compromisso original, um ano antes da meta estipulada. A principal ação para conquistar a redução é o programa de descontos para clientes que optam por não utilizar sacolas plásticas em suas compras, lançado em 2009.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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