Brasil vai conhecer cases internacionais de arrecadação digital de recursos para campanhas eleitorais

Consultores políticos mostram expertise adotada em eleições como a de Donald Trump; apresentações gratuitas, com vagas limitadas, ocorrem no dia em São Paulo

Especialistas estrangeiros e brasileiros vão apresentar e discutir cases de arrecadação de recursos para campanhas políticas com o uso de ferramentas digitais. A palestra internacional “Como arrecadar recursos online para as campanhas do ano que vem?”, que é gratuita, pretende apontar estratégias bem-sucedidas para o processo eleitoral de 2018, além de mostrar o que a legislação nacional permite fazer sobre essa questão.

A iniciativa é promovida pela De Vengoechea & Associates, consultoria de marketing político com atuação nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Conta, no Brasil, com apoio da Justino Pereira Estratégia e Marketing, especializada em eleições majoritárias e proporcionais, gestões governamentais e atuação de mandatos parlamentares. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, já que as vagas são limitadas. O evento, com tradução simultânea, será realizado no dia 1o  /12 (sexta-feira) em São Paulo.

“As apresentações que iremos promover vem em uma hora muito oportuna. A nova legislação eleitoral brasileira deixou para os partidos políticos e candidatos o caminho único de recorrer a cada um dos eleitores para buscar os recursos que, arrecadados coletivamente, poderão financiar as campanhas. Isso é bom porque força os candidatos e partidos a se aproximarem da população e de suas necessidades. Como o Brasil ainda não tem muita experiência na arrecadação por meio online e digital, algo muito comum em países como os Estados Unidos, o encontro servirá para intercâmbio de know-how. Com isso, estaremos auxiliando dirigentes e tesoureiros partidários, os responsáveis por arrecadação de recursos nos partidos e campanhas, além dos próprios candidatos a aprenderem como promover arrecadação financeira coletiva corretamente”, afirma Justino Pereira, consultor sênior associado da De Vengoechea.

TRUMP, EUROPA E AMÉRICA LATINA – Estarão presentes ao evento, para mostrar seu expertise, as equipes e os principais profissionais que atuaram nas campanhas do presidente norte-americano Donald Trump; da primeira-ministra do Reino Unido, Thereza May; do secretário geral do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), Pedro Sánchez; e do senador americano Bernard Sanders, que concorreu às prévias presidenciais do Partido Democrata.

No cenário nacional, um dos debatedores será o publicitário Lula Guimarães, da agência Benjamim Digital, responsável pela campanha de João Doria (PSDB) à prefeitura paulistana e marqueteiro do PMDB naconal. Quem também irá relatar sua experiência é Antônio de Andrade, da Um a Mais, que cuidou da campanha do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura do Rio de Janeiro. Especialista em big data (armazenagem de dados) no meio político, Maurício Moura, que trabalhou em campanhas presidências em vários países, é outro nome confirmado.

Além das palestras, os participantes terão à disposição consultoria personalizada com os especialistas presentes, em espaço reservado e com auxílio de intérpretes, de modo a tratar de demandas específicas de campanhas. As equipes dos principais pré-candidatos à Presidência da República foram convidadas para assistir ao evento.

PROGRAMAÇÃO – Confira, a seguir os temas das palestras e os expositores do encontro “Como arrecadar recursos online para as campanhas do ano que vem?”. A iniciativa ocorre no dia 1/12 (sexta-feira), das 8h às 17h, no Hotel Bulevard Inn (Avenida São Luís, 234, Centro). A parte da manhã será destinada às apresentações. No período da tarde haverá as consultorias reservadas, com a presença dos palestrantes. As inscrições, que se encontram abertas e são gratuitas, devem ser feitas pelo formulário disponível no seguinte endereço eletrônico: www.comoarrecadaronline.com.br.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

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