Às vésperas das Olimpíadas, o brasileiro não anda muito animado com o grande evento. Existem receios em relação a organização e segurança do evento, bem como de impactos na já agravada crise financeira do Rio de Janeiro e do país. Essa é a conclusão da pesquisa PULSO, um estudo qualitativo semanal que a agência nova/sb faz em todo o país para determinar tendências.
“Em São Paulo nós identificamos um clima bastante desfavorável às Olimpíadas Rio-2016. A maioria dos pesquisados demonstra baixíssimo envolvimento com o evento bem como uma baixa predisposição de um olhar mais positivo com os jogos no país. A atmosfera em torno do assunto é de críticas e pessimismo. Por outro lado, um argumento positivo no discurso dos entrevistados ressalta a qualidade da receptividade do brasileiro. – comenta Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da agência nova/sb.
No entanto, o monitoramento da nova/sb percebeu uma repetição de opinião e comportamento de agora em relação ao experimentado na Copa do Mundo, em 2014. É que entre os entrevistados nos grupos focais, mesmo aqueles que se disseram desmotivados, admitiram que vão acabar entrando no clima quando os Jogos Olímpicos começarem.
Para chegar a essa conclusão, a nova/sb utilizou uma metodologia qualitativa de avaliação – chamada PULSO. Semanalmente, os pesquisadores reuniram e acompanharam a discussão de grupos focais, o que possibilitou determinar a indicação de tendências. Desde a Copa do Mundo de 2014 até hoje, já foram ouvidos mais de 200 grupos focais, compostos por uma média de 2.500 pessoas – homens e mulheres pertencentes à classe C – localizadas no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.