Busto do prático Nelcy Campos volta ao Porto do Recife

O busto do prático da barra Nelcy da Silva Campos, que rebocou um navio petroleiro em chamas, evitando uma explosão gigantesca, voltou ao Porto do Recife nesta sexta-feira (29). A cerimônia de reinauguração da obra, que foi colocada em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros, contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares e foi marcada pela emoção.

O busto, que havia sido retirado do local por causa das obras de modernização do porto, foi produzido em 2003, como parte de uma homenagem a Nelcy Campos feita pelo 3º Distrito Naval da Marinha, em uma cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Marítimo. A escultura, do artista Demétrio Albuquerque, tem 80 centímetros, pesa quase 25 quilos e foi esculpida em resina e pó de mármore.

Entre os participantes da solenidade estavam o governador e o prefeito do Recife na época em que Nelcy Campos realizou o ato heróico, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco, respectivamente, representantes da Marinha e de outras instituições, além de familiares e amigos. “Nelcy Campos era experiente e corajoso e evitou que parte da cidade fosse destruída. Poucas pessoas teriam essa coragem. Por isso, nos emocionamos com essa cerimônia”, disse Joaquim Francisco.

Em seu discurso, o comandante do Porto do Recife, Luiz Cláudio Lázaro Dias, destacou que a homenagem tinha como objetivo manter viva a história do pernambucano Nelcy Campos. “Recife recebe o busto de um filho ilustre”, enfatizou. Falando em nome da família, Nelcy Campos Filho lembrou a história do pai e acrescentou que “Enquanto existir esse busto a força do pernambucano estará presente”.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *