Em agosto do ano passado, cerca de 700 fretistas foram cadastrados no sistema da Diretoria de Feiras e Mercados. 80% destes foram pegar suas batas e passaram a trabalhar devidamente uniformizados. O tempo passou e uma parte dos profissionais deixou de usar o colete de identificação, outros sequer foram buscá-lo. E é justamente com o intuito de dar continuidade ao processo de uniformização que foi iniciada a atualização do cadastro de carroceiros.
Para atualizar o cadastro é importante que o frestista leve consigo cópias dos documentos de identificação (identidade e CPF), além de um comprovante de residência. A atualização pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Diretoria de Feiras e Mercados, que funciona no Parque 18 de Maio, próximo à Feira de Ervas.
É importante lembrar ainda que a atualização será de grande valia para outro processo que está em andamento desde a feira da semana passada. “Quanto mais organizada é nossa feira, mais segura ela se torna, maior a movimentação de pessoas e, naturalmente, aumenta a circulação de dinheiro. Ambulantes, feirantes e carroceiros cadastrados significa um controle maior”, explica o diretor de Feiras e Mercados, Felipe Augusto Ramos.
As batas personalizadas contam com numeração exclusiva, o que permite a fácil identificação desse fretista. “Vez por outra recebemos denúncias de carroceiros que furtaram mercadorias de clientes. Uma vez que esses profissionais estão cadastrados e identificados, ações como esta normalmente são evitadas. A bata traz uma sensação de segurança para compradores que confiam suas mercadorias a estranhos”, conta o coronel do 4º Batalhão de Polícia Militar, Roberto Galindo.
Novos Cadastrados
Aqueles que ainda não são cadastrados na Diretoria de Feiras e Mercados como carroceiros devem ficar atentos. Assim que o processo de atualização for concluído, será a vez de cadastrar novos fretistas.