Cai à metade número de candidatos a prefeito pelo PT

Em meio ao desgaste provocado pelas denúncias de corrupção contra figuras importantes do partido e ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o PT viu cair quase à metade o número de candidatos da sigla nas eleições de outubro em comparação com a disputa de 2012.

Entre as principais legendas do país, nenhuma sofreu queda tão significativa no total de candidaturas. Este ano, o partido lançou 23.599 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, uma queda de 47,2% em relação ao total de postulantes petistas em 2012, ano da última eleição municipal, informa o jornal Valor Econômico.

Há quatro anos, quando Dilma batia recorde de popularidade, o PT despontava como a segunda sigla em número de candidatos, atrás apenas do PMDB. Em 2016, ocupa apenas a sexta colocação. À frente aparecem, além do PMDB, o PSDB, o PSD, o PP e o PSB. Também caiu drasticamente o número de petistas que concorrem a prefeito: de 1.901, em 2012, para 992 (queda de 47,8%).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *