Câmara de Vereadores debate educação pública

O foco e a busca pela formação e o intercâmbio de experiências sobre a educação estiveram entre os destaques

Wagner Gil

A Câmara de Vereadores de Caruaru foi sede para a realização do Fórum Municipal de Educação, que este ano teve como tema “Pensando a Educação em Caruaru frente aos desafios da atual conjuntura”. O encontro teria a presença da prefeita Raquel Lyra (PSDB), mas ela não compareceu devido a compromissos em São Paulo. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (15), reunindo professores, gestores, vereadores, lideranças comunitárias e estudantes ligados ao movimento estudantil.

Segundo a coordenadora do evento, Erivalda Torres, o foco e a busca pela formação e intercâmbio de experiências sobre a educação pública estiveram entre os destaques. “Aqui nós debatemos o fortalecimento da educação e a busca por novos caminhos. Foi um encontro bastante prestigiado que, além da presença de vários vereadores, contou com a participação do secretário de Educação, Rubenildo Moura, e de entidades representativas”, disse.

O secretário de Educação valorizou o fórum. Segundo ele, o momento é muito importante para o debate. “É imprescindível que criemos um espaço democrático como este para fortalecermos a luta pela educação de qualidade. Nós estamos aqui atentos para contribuirmos no que for preciso em função da formação dos nossos estudantes”, destacou. Além de Rubenildo Moura, estiveram presentes representantes do Poder Executivo, a exemplo da secretária de Políticas para as Mulheres, Perpétua Dantas.

O vereador Daniel Finizola (PT), que também é professor e membro da Comissão de Educação da Câmara, elogiou a iniciativa. “Estive no fórum para debater com os professores o Plano de Valorização da Categoria. Na próxima terça-feira (21), teremos uma audiência pública com a finalidade também de debater o Plano de Valorização e o PCC. É importante que o professor compareça, lotando as galerias da Câmara, para que a gente possa ter um debate rico e encaminhar soluções e políticas públicas que possam melhorar a ação e a atuação dos docentes”, afirmou Finizola.

O presidente da Comissão de Educação na Câmara, Ricardo Liberato (PDT), valorizou o evento e disse que o Poder Legislativo sempre vai apoiar ações que contribuam para a melhoria na qualidade da educação pública. “O fórum reuniu pessoas e autoridades ligadas à educação. Todos com o mesmo propósito: a melhoria da qualidade do ensino e os principais obstáculos na atual conjutura. A Câmara não vai deixar esse debate acabar com o fórum. Estaremos presentes e atentos para essa causa”, disse Liberato.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *