Campanha contra doenças da mama atende a mais de seis mil mulheres em Caruaru

Mais de seis mil mulheres foram atendidas durante a 11ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama, promovida entre os dias 13 e 19 de outubro, pela clínica Manoel Florêncio Diagnósticos em parceria com a Acic. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar às mulheres, gratuitamente, a realização dos exames necessários para prevenir o câncer de mama, além de orientações sobre a importância do autoexame frequente.

Uma grande estrutura foi montada no 5º piso do Shopping Difusora, sendo possível, no local, realizar palestras educativas, exames clínicos e ultrassonografia. Caso fosse necessário, as pacientes atendidas eram encaminhadas para a mamografia a ser realizada na clínica responsável pela campanha e na rede municipal de saúde. Ao todo, foram realizadas 1167 ultrassonografias e 284 mamografias. Até o momento, 9 casos estão sendo avaliados por meio de biópsias. Médicos oncologistas e estudantes da área de saúde de várias instituições do Estado atuaram voluntariamente no atendimento, suporte e orientação.

Mulheres não só de Caruaru, mas também de várias cidades da região, estiveram presentes recebendo a avaliação. Para Silvania Alves, que mora em São Caetano, foi uma oportunidade única, já que muitas não têm condições de fazer os exames particulares ou aguardam muito na rede pública. “É muito boa essa campanha porque ajuda as mulheres a terem consciência sobre como é bom se cuidar e ainda podemos fazer os exames de graça”, disse.

De acordo com o idealizador da campanha, o médico Manoel Florêncio, a expectativa é continuar oferecendo esse tipo de serviço para que mais mulheres tenham a oportunidade de um tratamento precoce. “O câncer de mama representa em torno de 25% dos que mais acomete mulheres no Brasil, então, enquanto houver estatísticas como essa, iremos realizar a campanha, pois nosso objetivo é fazer com que as mulheres entendam a importância de se cuidar, conhecer o próprio corpo, e dar a chance para que façam os exames necessários”, afirmou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *