A Secretaria de Saúde de Caruaru lança no dia 25 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe e segue até o dia 20 de maio. Um exército com mais de 500 profissionais da saúde devem participar da campanha. As 63 unidades de Saúde da Família estarão abertas nos períodos da manhã e tarde, horário comercial, de segunda a sexta-feira, para atender a população, além de cinco Centros de Saúde.
No dia “D” que ocorrerá no dia 30, serão montados pontos de vacinação no Marco Zero da cidade e no Bonanza do Maurício de Nassau, das 8h às 17h. Esse mesmo horário também se estende às 63 unidades básicas que estarão abertas nesse dia D.
O Ministério da Saúde deverá encaminhar para Caruaru cerca de 25 mil doses da vacina.
A campanha deste ano é voltada para idosos, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças maior de 6 meses e menor de cinco anos, além dos trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócio educativa e pacientes crônicos. As crianças que ano passado tomaram duas doses, devem retornar aos pontos de vacinação para tomarem dose única.
A partir da próxima sexta (15), a vacina já estará disponível para o grupo restrito de profissionais de saúde que é considerado de maior risco, além da policlínica do Idoso que irá imunizar todos os moradores da Casa dos Pobres São Francisco de Assis.
De acordo com Juliane Santana, Coordenadora do Programa de Imunização pelo município, a vacina da gripe desde ano também é trivalente. “ Cada dose da vacina contém cepas do vírus Myxovírus influenzae inativos, fragmentados e purificados, correspondente aos antígenos hemaglutinina.O Instituto Butantan e o Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França são os fornecedores da atual vacina.”
Santana acrescenta ainda que existe contra indicação da dose. “Pessoas com reação alérgica a ovo de galinha ou que apresentaram reações quando tomaram ano passado, não podem se vacinar”, explica.
Casos de H1N1 em Caruaru – Até o momento, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, Caruaru tem um caso confirmado de H1N1 e refere-se a uma mulher de 54 anos. Apesar da confirmação da doença, ainda se investiga a localidade em que a paciente contraiu o vírus, pois ela teria viajado a São Paulo recentemente.
Já dois casos estão sob investigação. São pacientes do sexo masculino com idades de 14 e 61 anos.
No último fim de semana, 22 idosos da Casa dos Pobres apresentaram sintomas de gripe, porém, de acordo com as avaliações preliminares da equipe médica, ainda não pode ser considerado casos suspeitos de H1N1. Todos os pacientes foram devidamente medicados e estão sendo monitorados.