O Congresso Nacional ficará iluminado de azul durante todo o mês de novembro, para alertar sobre o câncer de próstata. A iniciativa visa conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados à doença, visando ao seu diagnóstico precoce.
No dia 9, às 11 horas, haverá uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, destinada a homenagear o Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador do Movimento Novembro Azul. Já no dia 17, às 14 horas, no Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados, será realizado o VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, iniciativa da Comissão de Seguridade Social e Família.
O Movimento Novembro Azul foi iniciado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. No Brasil, é realizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida. Na Câmara dos Deputados, a iniciativa recebe o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem e da Comissão de Seguridade Social e Família.