Campanha pela valorização de alimentos é lançada em Caruaru

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos e seu consumo de forma saudável, uma parceria entre a Intertotal e a associação Orgânicos Terra Fértil permitirá a divulgação de uma campanha que fará as pessoas refletirem à respeito do que têm feito com esse bem tão precioso. Um encontro com a imprensa e produtores agrícolas, nesta sexta-feira (12), apresentou os detalhes da ação especial.

A Orgânicos Terra Fértil foi escolhida pela agência para representar esta causa por conta do trabalho desenvolvido em Brejo da Madre de Deus e região, produzindo e comercializando produtos sem uso de agrotóxicos. De acordo com Jackson Carvalho, autor das fotos e um dos idealizadores da campanha, esse link com a associação reforça o conceito da campanha. “O manuseio com os produtos e o cuidado que eles têm com a qualidade natural está exatamente dentro do contexto de valorização dos alimentos. Precisamos cuidar para que não se torne um recurso em extinção e a comunicação ajuda a fazer as pessoas pensarem”, explicou.

As peças da campanha, denominada “Cuide dessa fortuna”, fazem uma alusão ao quão valiosos são os alimentos para terem o lixo como destino e serem consumidos de maneira equivocada. A partir de imagens de frutas e verduras banhadas a ouro, o material traz à tona uma reflexão sobre o quanto os recursos naturais custarão no futuro, já que podem estar escassos por conta do desperdício que só aumenta no Brasil.

De acordo com o último relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) de 2013, só em terras brasileiras,  26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino, sendo a maior perda (45%)  de hortifrutis. Isso nos coloca entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo. A iniciativa da Intertotal faz parte de uma série de ações de cunho social já desenvolvidas por meio da comunicação. A revitalização do Monte Bom Jesus e a celebração aos 20 anos da Apodec estão entre elas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *