Carlos Siqueira recebe Wolney Queiroz com indicação para o Senado na pauta

Presidente do PDT em Pernambuco, o deputado federal Wolney Queiroz foi à mesa com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, anteontem. Em pauta, a disposição dos pedetistas de ocuparem espaço numa chapa majoritária do PSB na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.

Não houve muito arrodeio. O tema vinha sendo tratado nas coxias, mas, na última segunda-feira, como a coluna registrara com exclusividade, já havia sido mote de conversa entre o prefeito do Recife, João Campos, com o próprio Wolney, recebido na PCR.

Como a coluna antecipara, a ideia na sigla seria indicar o próprio Wolney para concorrer ao Senado, tese que foi defendida pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, à coluna, também esta semana. O dirigente nacional dos pedetistas, além do nome de Wolney, cogita ainda indicar o do deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz.

Os outros caminhos que Lupi considera no Estado são ir para um palanque capitaneado por Miguel Coelho ou ter uma candidatura própria, mas manter aliança com o PSB seria prioridade. A Carlos Siqueira, foi dito que a única coisa que justificaria a manutenção do PDT na Frente Popular, considerando a candidatura de Ciro Gomes no páreo da corrida presidencial e as costuras do PSB para apoiar o ex-presidente Lula, seria uma composição na majoritária.

Nas palavras de Lupi, Ciro, assim, teria “um palanque do senador do PDT para fazer campanha dele em Pernambuco”. A conversa, da qual só participaram Siqueira e Wolney, girou em torno de outros temas, como federação e assuntos nacionais, mas o foco mesmo foi dar ciência ao dirigente nacional do PSB do movimento que já vem se desdobrando em Pernambuco.

Movimento em PE X Ciro
As articulações que o PDT encampa em Pernambuco no sentido de não romper com o PSB se dão no momento em que o pré-candidato do partido na corrida presidencial, Ciro Gomes, estaria sofrendo pressão de correligionários para deixar o páreo presidencial. Parlamentares estariam preocupados com eventual isolamento nos Estados e com o risco que isso gera à manutenção de seus mandatos.

Convidados > Os governadores Renan Filho (AL) e João Azevedo (PB) estarão em Pernambuco, hoje, ao lado do governador Paulo Câmara, para prestigiar a abertura da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, que tem início hoje, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Direção > Carlos Siqueira também acompanha a abertura da Fenearte. Estará em Pernambuco para isso, hoje, mas, no próximo domingo, haverá o 15º Congresso Estadual do PSB, no Estado, na Alepe, com tendência de recondução de Sileno Guedes ao comando da sigla no Estado.

Day after > Sobre a federação partidária, um dia após reunir dirigentes estaduais, Carlos Siqueira informou, ontem, sem sua rede social, que o partido “segue ouvindo suas instâncias” e afirmou que o mecanismo “une o campo progressista”. Ele ainda realçou o seguinte: “A bancada federal é a favor da federação com o PT, PV, PCdoB, PSOL”.

Etapas > Como próximas fases da ausculta, Carlos Siqueira avisou que, em breve, ouvirá o Diretório Nacional e a Executiva do partido.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *