Cartilha auxilia gestores escolares em casos envolvendo Momo e Baleia Azul

ORIENTAÇÕES ACERCA DOS PERIGOS E CUIDADOS NO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS E DA INTERNET PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Há algum tempo começaram a surgir as notícias de crianças e adolescentes que acabaram se envolvendo com algum tipo de jogo que incentivam a automutilação e até o suicídio. Esse é o caso de jogos e desafios como o da “Baleia Azul” e o da boneca “Momo”.

Recentemente, alguns usuários brasileiros voltaram a dizer que as crianças se deparavam com a boneca Momo, enquanto assistiam vídeos, em sua maioria, infantis na plataforma do YouTube, o que deixou pais e escolas em situação de alerta em relação ao comportamento dos jovens.

No Brasil, chegaram a ser registrados diversos casos de jovens que praticavam automutilação e, em casos extremos, chegaram a cometer suicídio como parte do desafio do jogo da Baleia Azul.

E a escola tem papel importante nesse processo de identificação e auxílio aos pais e responsáveis. Pensando o escritório da Ferreira Tôrres Advogados Associados disponibilizou uma carteira para auxiliar os gestores que se depararem com esse tipo de caso, como explica o advogado Dr. Luiz Tôrres Neto.

“Se a internet trouxe melhoras no ensino, por outro lado também trouxe diversos riscos. Pensando nisso, a Ferreira Tôrres elaborou essa cartilha para que pais, mães e educadores saibam como agir diante dessas situações perigosas envolvendo a web e os jovens, pois quando os pais e responsáveis caminham lado a lado com as escolas as chances de evitar os riscos desse tipo de atitude contra as crianças e adolescentes aumentam”, aponta Dr. Luiz Tôrres Neto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *