O Caruaru City ganhou um reforço importante no trabalho desenvolvido com as categorias de formação de base. O clube passa a receber assessoria científica do Grupo de Estudo e Pesquisa em Futebol (GEPFUT), formado por estudantes de Educação Física do UniFavip|Wyden e coordenado pelo professor Bruno Simões.
Nesta quinta-feira (26), o elenco sub-17, que está em preparação para o Campeonato Pernambucano de futebol, iniciou as avaliações de desempenho físico para medir as capacidades de resistência, agilidade e potencia. “A ideia da avaliação é coletar dados para identificar o condicionamento físico de cada atleta, e em seguida os estudantes irão analisar as informações para poder prescrever treinos específicos visando potencializar ainda mais cada característica”, explicou o professor Bruno Simões.
Segundo a diretoria do Caruaru City, o trabalho representa um marco para a metodologia do futebol de base da região. “A parceria com o Unifavip traz novas perspectivas para o clube, no que diz respeito a qualidade do trabalho a ser desenvolvido para a formação dos atletas de alto nível, e também para geração de mais oportunidades para os estudantes da universidade”, destaca o diretor de futebol Evandro Marinho.
De acordo com o coordenador do curso de Educação Física do UniFavip|Wyden, Pedro Neves, a partir do GEPFUT, alguns estudantes são inseridos em estágio no clube. “Semanalmente, o grupo de estudos se reúne e discute sobre futebol, para que posteriormente em conjunto com os profissionais do clube, estratégias sejam definidas em relação a preparação física das equipes. Para isso, são utilizados recursos tecnológicos presentes em grandes clubes do Brasil. Para futuro estamos montando uma base de apoio para estudo da tática do jogo e genética com, estudantes de Educação Física e Biomedicina”, reforça.
O primeiro momento foi realizado em campo, no ambiente dos atletas, na Arena Super 7, e na próxima quinta, dia 03 de maio, será no Laboratório do Movimento do Centro Universitário. Como recursos para as avaliações, o UniFavip|Wyden dispõe de equipamentos como sensores para avaliação da velocidade e agilidade, plataforma de força muscular para avaliação de membros inferiores, plataforma de saltos para avaliação da potência muscular, ultrassonografia para avaliação da composição corporal (massa muscular e gordura corporal), lactímetro, que avalia o limiar anaeróbio, eletromiografia, que analisa a ativação muscular, bem como monitoramento da frequência cardíaca e deslocamento durante o jogo através de GPS.