Nesta quarta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Caruaru, no Agreste pernambucano, algumas atividades serão desenvolvidas em alusão a data, que ressalta a importância da comunicação e inclusão dos surdos na sociedade.
De acordo com o Professor e Intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, responsável pela Educação dos surdos na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, haverá uma programação ao longo do dia na Escola Municipal Reunidas Duque de Caxias, no Centro. A unidade tem maior quantidade de alunos surdos da cidade.
“Essa é uma data de reflexão e conquistas da comunidade surda. A programação em Caruaru conta com oficinas, palestras, e apresentações em Libras organizados por Intérpretes de Libras e outros profissionais da área. Outras unidades escolares também terão programação”, explica Álvaro.
O Centro Educacional de Ensino em Libras (Ceeli) no bairro Maurício de Nassau, também preparou uma programação com uma aula especial para os estudantes. O espaço é referência na região há 7 anos, por oferecer cursos do básico ao avançado em Libras.
Mais de 9,7 milhões de pessoas no País possuem algum grau de deficiência auditiva. Dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, desse total, cerca de 2,2 milhões têm deficiência auditiva em situação severa; e, entre estes, 344,2 mil são surdos.